continua depois da publicidade

Os cartões de crédito são cada vez mais utilizados como forma de pagamentos. Eles até podem ser uma boa opção, pois gera mais segurança do que andar com dinheiro em mãos. Mas isso somente quando é utilizado com sabedoria. Pessoas sem autocontrole e sem conhecimento em educação financeira devem se manter longe o mais longe possível de cartões. Confira os 6 erros para não cometer com cartão de crédito:

1 – Tenha cartões de crédito!

As ofertas dos cartões de crédito são realmente tentadoras. Hoje temos diversos cartões com anuidade zero e vários outros programas de vantagens.

Mas se nós fôssemos um pouco menos ingênuos, nos perguntaríamos o seguinte: qual o objetivo de me oferecerem um cartão gratuito? O que o banco, ou operadora do cartão vai ganhar com isso?

Pode ter certeza que eles vão ganhar e muito e você vai acabar pagando muito mais do que se pagasse anuidade. Os banqueiros podem esperar de 5 a 10 anos para que você pague regularmente, sabendo que chegará o momento em que ocorrerá um erro de ignição e então o banco ganhará de você o que estava dando de graça até aquele momento (períodos de carência, cashbacks, milhas e etc).

2 – Ter vários cartões de crédito

Pior do que ter um cartão de crédito pode ser ter alguns deles. Ao fazer isso, você apenas aumenta a chance de cair na armadilha.

Uma hora você acaba se enrolando com o pagamento de um, acaba usando o outro para cobrir e assim por diante até virar uma bola de neve de dívidas.

3 – Mantenha um cartão de crédito para o caso

O erro clássico dos analfabetos financeiros é ter cartão de crédito para usar em situações emergentes. Pessoas bem-sucedidas e financeiramente instruídas “por precaução” formam uma reserva de emergência.

4 – Retire o saldo disponível para saque

Em primeiro lugar, muitas vezes o dinheiro retirado por meio de um caixa eletrônico NÃO tem um período de carência no cartão de crédito. E em segundo lugar, as comissões costumam ser gigantes.

5 – Pague apenas os pagamentos mínimos mensais

Se você pagar apenas os pagamentos mínimos com cartão de crédito, pode levar vários anos para pagar totalmente, desde que você não use o cartão. Se o utilizar, tornar-se-á um eterno cliente do banco, que é o que ele ambiciona.  Fazendo isso você sempre pagará juros sobre o saldo, e os juros dos cartões de crédito são os mais altos do mercado.

6 – Tentando “ganhar dinheiro” com cartões de crédito

Sacar dinheiro de um cartão de crédito e colocá-lo em um depósito, enquanto o cartão tem um período sem juros tem grande probabilidade de aumentar o problema financeiro. Tentativas de enganar empréstimos e cartões de crédito frequentemente terminar mal. O sistema pode funcionar até a primeira falha na ignição (perdeu um emprego, uma renda, alguém ficou doente / morreu / teve problemas, etc.) e então a pessoa caiu em uma armadilha e a dívida começou a crescer como uma bola de neve.

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!