O Clube Atlético Mineiro anunciou oficialmente nesta sexta-feira (11), mais uma iniciativa ligada ao universo das criptomoedas e da blockchain: o seu “fan token” oficial. A equipe já havia lançado NFTs nas plataformas SoRare e Binance NFT marketplace.

O Galo emitirá sua própria criptomoeda, chamada GALO. O ativo digital será integrada ao programa de sócios-torcedores do clube, o “Galo na Veia” e seus proprietários poderão utilizá-la para adquirir produtos e participar de enquetes exclusivas, promoções, fóruns de bate-papo, jogos e competições no aplicativo da Socios.com.

A iniciativa é uma parceria com a Socios.com, plataforma de engajamento de torcedores, conhecida pela emissão de tokens em blockchain para grandes clubes como Juventus, Barcelona, PSG, Milan, Manchester City, Atlético de Madri, Roma e Galatasaray, entre outros. Além disso, oferece o serviço para outros esportes populares, como o UFC e a equipe de Fórmula 1 Aston Martin.

Conforme anúncio na plataforma Socios.com, o $GALO Fan Token será operado pela criptomoeda Chiliz (CHZ), sediada em Malta.

A Chiliz continua expandindo suas operações, tornando-se referência na criação de tokens digitais voltados a esportes. Recentemente, a fintech firmou três parcerias com grandes ligas e instituições esportivas mundialmente conhecidas, incluindo a seleção da Argentina que vendeu todos os 600 mil fan tokens poucos minutos após o seu lançamento.

A parceria foi celebrada por Leandro Figueiredo, diretor de negócios do Atlético Mineiro. “Sempre buscamos formas de nos aproximar dos nossos torcedores e temos certeza de que os fan tokens serão uma grande revolução em nosso relacionamento com eles”.

A Chiliz tem planos de expansão na América Latina, onde já é parceira do Independiente (ARG) e da Universidad de Chile. Segundo a empresa, em 2021 os “fan tokens” já geraram mais de 150 milhões de dólares em receitas para as organizações parceiras.

Os “fan tokens” são um tipo de “token utilitário” temático, cujo objetivo é promover o engajamento de fãs com suas marcas preferidas. Neste caso, um clube de futebol.

Exit mobile version