Anúncio

Para quem está começando no mercado das criptomoedas, existem muitos termos que ainda causam alguma confusão. O vocabulário básico, usados cotidianamente pelo investidores inclui expressões que são jargões e termos em inglês.

Visando ajudar quem está iniciando a entender melhor este ramo e investir com conhecimento, oferecemos um compilado que funciona como um “guia rápido” dos principais termos usados no mundo das criptomoedas.

Altcoins

Corruptela do termo em inglês “alternative coins” ou moedas alternativas. Esta é a maneira pela qual são conhecidas todas as moedas virtuais e tokens que vieram após a criação do Bitcoin. Fora o Bitcoin original, todas as demais moedas são chamadas de altcoins.

Arbitragem

Anúncio

Trata-se de uma estratégia na qual a pessoa compra alguma criptomoeda de uma exchange (vide abaixo) que está com o preço mais baixo e revende em outra, onde eo preço está maior.

Ativos digitais

Esse termo financeiro é usado para falar de qualquer criptomoeda ou token.

Assinatura múltipla (multi-sig)

Este recurso permite que uma criptomoeda seja gasta apenas quando um grupo de pessoas autorizar a transação. É como um cheque que necessita várias assinaturas para ser compensado. Via de regra, essa função é utilizada por empresas para impedir que que gastos sejam feitos sem o consentimento de todos os membros que possuem as chaves daquela carteira.

Bull

Literalmente, “touro”. O nome é dado aos investidores que acreditam no aumento no preço de um ativo. Por isso, Bull Market (mercado de touros) refere-se a uma tendência de alta de preços no mercado.

Bear

Anúncio

O termo inglês parra “urso” refere-se a investidores que estão pessimistas sobre a recuperação do mercado. Já Bear Market (mercado de ursos) descreve quando o mercado está em baixa, ou seja, com os preços em queda.

Baleia

Outra referência animal. São pessoas que guardam grandes quantidades de criptomoedas. Essas “baleias” conseguem influenciar o mercado quando decidem vender seus criptoativos.

Bloco gênesis

É o primeiro bloco de uma blockchain (vide abaixo).

Blockchain (Cadeia de blocos)

É como um banco de dados virtual. Refere-se ao local onde estão registradas, de maneira pública, todas as informações e dados de um determinado processo. Para garantir a segurança do sistema, pois a blockchain não precisa de intermediários para funcionar, todos os computadores ligados a ela possuem cópia das informações da blockchain.

Assim, mesmo que alguém tente alterar um dado, isso não afetará o sistema, pois todos os outros computadores possuem a informação real.

Criptomoeda

Termo usado para denominar todas as moedas virtuais que, assim como as moedas físicas, possuem poder de compra e venda no mercado. A primeira parte remete aos sistemas avançados de criptografia que protegem tanto as transações, quanto suas informações e os dados de quem negocia.

Chave privada

Funciona como a senha de uma conta bancária. É o código que possibilita ao usuário ter acesso a sua carteira de criptomoedas virtual.

Carteira fria (Cold Wallet)

Chama-se assim a carteira off-line, que não está conectada à internet. Ela é considerada a forma mais segura de guardar as criptos.

Day trader

Os “negociantes do dia” são aqueles que possuem perfil mais arrojado, correndo mais riscos. Esse termo usado no mercado financeiro descreve quem busca comprar e vender ativos no mesmo dia, visando um lucro rápido.

Exchange

É como são chamadas as corretoras de criptomoedas. Usa-se essas casas de câmbio eletrêonicas para comprar, vender e fazer trocas de moedas virtuais.

FOMO

FOMO é a abreviação de “Fear of missing out”. Em português significa medo de perder uma oportunidade que pode gerar lucro.

Forks

Literalmente “garfos”, são atualizações e/ou mudanças no conjunto de regras ou no código de uma criptomoeda.

Fees

O termo inglês para taxas refere-se à quantia paga por cada negociação que acontece numa blockchain.

FUD

FUD são as primeiras letras de Fear, Uncertainty e Doubt (Medo, Incerteza e Dúvida, em português). Elas são usadas quando algumas notícias negativas se espalham rapidamente pelo mercado, gerando um impacto negativo nos traders.

Halving

Esse evento periódico acontece a cada 4 ano, quando reduz-se em 50% a recompensa paga aos mineradores pelo seu trabalho.

Hype

Uma gíria conhecida para falar que algo é “tendência” ou que está recebendo muita atenção no momento.

ICO

São as primeiras letras de Initial Coin Offering. Em português, Oferta Inicial de Moeda. É o sistema criado para arrecadar fundos para uma startup que lança uma nova criptomoeda. É preciso estar atento, pois muitos ICOs podem ser fraudes. Sempre verifique a documentação técnica do projeto (white paper) e investigue quem são os desenvolvedores.

Input (Entrada)

Refere-se às entradas de transações em um determinado endereço.

Livro-razão

Tradução do original em inglês “distributed ledger” é o termo utilizado para se explicar o funcionamento da blockchain.

Lending

Variação do verbo “emprestar” em inglês. Expressão usada para quem empresta suas criptos visado gerar lucros, com ganho de juros diários.

Liquidez

Refere-se ao volume de dinheiro disponível na execução de ordens no mercado.

Mão de alface

No futebol é um goleiro que não segura a bola. Já no mundo cripto, fala dos investidores que não conseguem lidar com a volatilidade do mercado de criptomoedas. Por isso, eles acabam vendendo suas moedas e muitas vezes ficam no prejuízo.

Mineração

É o processo que consiste em verificar, confirmar e publicar as transações válidas de Bitcoin na blockchain. Realizado por processadores de computadores, garante que elas ocorram de maneira segura, sem que uma moeda possa ser enviada mais de uma vez.

Order maker

Literalmente “fazer um pedido”, está relacionado com o processo de criar uma ordem na corretora. Isso ocorre quando uma pessoa deseja comprar criptomoedas, mas a quantidade desejada não está disponível naquele momento.

Order taker

Literalmente “receber um pedido”. É o termo utilizado para indicar que uma ordem de compra ou de venda de criptomoeda será executada imediatamente.

Output

Termo inglês para “saída”, refere-se ao momento em que há saídas de ativos de uma carteira.

Peer-to-peer (P2P)

Também conhecida como “ponto-a-ponto” é o sistema onde as transações podem ser feita diretamente de uma pessoa para a outra sem necessidade de um intermediário para fazer as negociações como um Banco ou um servidor central.

Pump

O termo em inglês para “bombear” refere-se ao aumento muito rápido na cotação de uma moeda. Por vezes, isso é feito de forma artificial.

Swing Trader

É uma estratégia de negociação especulativa nos mercados financeiros, usada para falar de compra de uma ativo com objetivo de obter lucro em curto prazo.

Spread

O termo inglês para “espalhar” é muito usado no mercado de ações para falar da diferença entre o preço de compra (procura) e venda (oferta). No caso, descreve o mesmo processo na negociação de uma moeda virtual.

#ToTheMoon

Literalmente “para a lua” é uma expressão utilizada para indicar que o valor de uma moeda está subindo rapidamente.

Trader

É aquele investidor que tem como objetivo ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando a volatilidade do mercado.

Token

É representação de um ativo. No mercado de criptomoedas, o token pode representar uma porcentagem de uma empresa, um direito adquirido ou para se falar do dinheiro dentro de determinada plataforma.
Volatilidade: Medida da variação do valor de uma moeda. Quanto maior for a variação do preço de um ativo em curto período, maior sua volatilidade.

Wallet

Literalmente “carteira”, é onde se guarda criptomoedas de maneira eletrônica. Por meio delas é possível enviar, receber e consultar o saldo de moedas virtuais de uma wallet.

Com informações de Coin Telegraph