Em março deste ano, ocorreu o lançamento da Automata (ATA), um protocolo de serviço descentralizado após um investimento de US$ 1 milhão. Agora, os usuários da Binance, uma das maiores exchanges do mundo, foram surpreendidos ao descobrirem que receberam, de graça, uma quantia dessa criptomoeda em suas contas.

Isso leva a questionamentos sobre a estratégia de lançamento dos criadores do token. Um dos pontos principais é que a rodada de financiamento inicial foi co-liderada por experientes investidores de blockchain e protocolos descentralizados, como Genesis Block Ventures, IOSG Ventures e Alameda Research.

A ATA é o 20º projeto lançado oficialmente no Binance Launchpool e já esta liberado para negociação nos pares ATA/BTC, ATA/BNB, ATA/BUSD e ATA/USDT.

Automata têm um suprimento total máximo de 1 bilhão de tokens. O fornecimento inicial de circulação é cerca de 172, 252.000 ATAs, o que equivale a 17,2% do seu fornecimento total. O Launchpool também oferecerá recompensas simbólicas de até 40 milhões de ATAs, representando apenas 4% do token total.
A duração total do cultivo é cerca de trinta dias. Durante este período, os usuários poderão apostar BNB, BUSD e DOT em pools diferentes, sem limite no número de tokens. O cultivo ocorrerá da meia-noite de 2 de junho de 2021 às 23:59 de 1º de julho de 2021.
Segundo o anúncio, 28.000.000 ATA serão disponibilizados como recompensas – que equivalem a 70% dos tokens de utilidade – para os usuários que apostarem em tokens BNB. Já 4.000.000 ATA serão dados em recompensas aos usuários que apostarem BUSD representando 10% dos tokens atribuídos. Por último, 8.000.000 ATA em recompensas foram atribuídos à aposta DOT, representando 20% dos tokens disponíveis.
A operação terminará em 1º de julho de 2021, exatamente às 23h59 (no horário UTC). Como resultado, em breve será possível ter pares de negociação ATA / BTC, ATA / BUSD, ATA / BNB e ATA / USDT na Binance.
Os usuários devem observar que o piqueteamento de tokens só pode ocorrer em um pool por vez, com saldos para o usuário e o pool total calculado por hora. O rendimento percentual anual também é obtido um vez no ano. As recompensas serão calculadas por hora, com os usuários tendo a oportunidade de reivindicar essas recompensas a qualquer momento que desejarem em suas contas.
Os tokens apostados e as recompensas não reclamadas que permanecerem mesmo após o período de cultivo ter acabado serão automaticamente transferidos para a conta à vista dos usuários. Para apostar no BNB no Launchpool, os usuários também serão elegíveis para benefícios regulares, como airdrops, benefícios VIP e elegibilidade para a plataforma de lançamento.

Como funciona o ATA

A proposta da Automata é oferecer “serviços semelhantes a middleware” para aplicativos descentralizados (Dapps), ajudando-os a manter a privacidade enquanto permite a integração sem atrito em plataformas como Ethereum e Polkadot.

Middleware é um software que opera entre um sistema operacional e os aplicativos executados nele. Ele  funciona como camada de tradução oculta, permitindo a comunicação e o gerenciamento de dados para aplicativos distribuídos. Muitas vezes, o middleware é chamado de “encanamento”, uma vez que ele conecta dois aplicativos para que os dados e bancos de dados possam ser facilmente transportados através do “cano” ou “ponte”.

O middleware pode ser utilizado para que os usuários executem solicitações como enviar formulários em um navegador da Web ou permitir que o servidor Web apresente páginas dinâmicas da web com base no perfil de um usuário.

Nesse sentido, a proposta do Automata é servir como uma ponte para aplicações em diferentes blockchains como Ethereum, Binance Smart Chain, Celer e outros. O protocolo ATA usa um esquema criptográfico denominado “RAM oblivious” que oculta padrões de acesso a dados, enquanto seu retransmissor de privacidade oferece funcionalidades como fonte de dados à prova de falsificação e votação anônima.

Uma das soluções oferecidas pela ATA está a Witness, que é uma solução de governança voltada para privacidade. Ao utilizá-la, o usuário envia a proposta para a área de trabalho do projeto Witness e convida a comunidade para votar. Esses votos são enviados aos retransmissores de privacidade.

Se for uma proposta executável em cadeia, seu resultado é enviado ao Contrato do receptor (em cadeia). O sistema prevê uma medida de precaução contra propostas maliciosas, aplicando um bloqueio de tempo. Assim, a proposta pode ser vetada por assinantes multi-signature antes do final do bloqueio de tempo. Caso não seja vetada, a proposta será executada.