Anúncio

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que sua empresa de pagamentos digitais, a Square, está trabalhando na criação de uma “carteira” de bitcoins. Trata-se de um tipo de chave USB para armazenar criptomoedas em um meio físico e seguro.

Com ele, será possível armazenar moedas digitais offline, num sistema que sincroniza com seus aplicativos financeiros compatíveis para transferências pela internet.

Atualmente, são mais comuns as carteiras “virtuais”, onde o dinheiro fica com a empresas terceirizadas, e o cliente acessa por meio de senhas, como no sistema bancário online.

Anúncio

Para Jack Dorsey, as criptomoedas devem se popularizar. Porém, isso ocorrerá quando conquistarem a confiança do grande público. Uma das maneiras de acelerar o processo de aceitação seria comprá-las sem depender de terceiros. Embora o bitcoin segue com alta volatilidade, cresce o interesse de instituições. Isso tem gerado um aumento exponencial de tecnologias para armazená-las.

Em uma série de mensagens no Twitter, seu criador contou seus planos nesta sexta-feira (4). “Decidir armazenar bitcoins por conta própria é complicado”, disse. Em seguida, listou as dificuldades a serem superadas, como disponibilidade, segurança e facilidade de uso.

A solução apresentada por Dorsey é uma hardware wallet, que cada usuário pode usar para fazer compras com o smartphone sem comprometer seu dinheiro ou o sistema de criptomoedas em geral.

“Se fizermos isso, será de forma totalmente aberta, do software ao dispositivo, em colaboração com a comunidade”, explicou, antes de acrescentar “Podemos imaginar aplicativos que funcionem sem o Square e também sem a permissão da Apple e do Google”.

Anúncio

Ao que parece, ele está disposto a comprar uma briga com os dois sistemas operacionais dominantes no mercado de celulares, em meio a processos judiciais em várias partes do mundo relacionadas com questões de privacidade online.

O fundador da Square explicou, em uma série de tuites subsequentes, que o plano da empresa é criar um produto que seja inclusivo, oferecendo uma “solução não-custodial para o mercado global”.  Deixou claro que será um aplicativo de smartphones, devido a adoção quase universal dos aparelhos

Expressou também seu desejo de otimizar mecanismos de recuperação, alegando que eles “queimam dinheiro”. Ele entende que os usuários querem proteger suas informações sensíveis de perda, seja por danos ou roubo. Citou como exemplo o hábito de anotar senhas em notas de post-it e fez perguntas a seus seguidores quais soluções eles utilizam para combater o problema.

Além dos tuítes, Dorsey deu alguns detalhes em uma conferência chamada Bitcoin 2021 em Miami. “Não queremos competir com outras carteiras de hardware por aí”, disse. “Queremos apenas levar isso para o próximo nível e chegar a mais 100 milhões de pessoas, que têm soluções sem custódia.”

Após o anúncio, as ações do Square subiram 1,3%.

Certeiras de custódia

As wallets (carteiras) de bitcoin podem armazenar as criptomoedas online ou offline, negociando por outras moedas virtuais ou trocando por dinheiro.

Com uma carteira sem custódia, o usuário tem controle exclusivo de suas chaves privadas, que por sua vez controlam sua criptomoeda e provam que os fundos são seus. Com uma carteira de custódia, um terceiro  controla suas chaves privadas. A maioria das carteiras de custódia são carteiras de câmbio hospedadas na web.