Anúncio

Com o aumento explosivo de notícias sobre NFTs e o mercado de critptomoedas como um todo, moedas de meme como Dogecoin (DOGE), Shibu Inu (SHIB) e Mona (MONA) estão se tornando cada vez mais populares. Os traders se dividem, com uma boa parte questionando se elas possuem futuro no mercado critpo ou se são apenas uma moda passageira.

Assim como a maioria das novas moedas digitais, o sucesso (e, consequentemente, o preço) de qualquer moeda meme depende fortemente da comunidade que acredita nela e na popularidade do ativo. Uma base de usuários forte de qualquer uma dessas moedas meme pode ajudar a espalhar notícias sobre a moeda, fazer com que outras pessoas invistam e torná-la uma moeda viral. Tudo isso ajuda a aumentar o preço.

Esqueça white papers e especificações técnicas. Essa leitura é inútil nesses casos e os investidores muito provavelmente nem terão acesso a isso. Lembre que os desenvolvedores dessas moedas de meme com frequência usam truques publicitários para divulgar suas criações.

Anúncio

Por exemplo, os desenvolvedores da Shibu Inu deram metade de todas os tokens SHIB ao co-fundador da ETH, Vitalik Buterin. No entanto, o tiro saiu pela culatra quando o bilionário “queimou” US$ 6,7 bilhões de Shiba Inu no dia 16 de maio. Conforme indicava a transação no etherscan, Buterin enviou 410 trilhões de SHIB para um endereço blockchain morto, tirando para sempre esses ativos de circulação. O restante ele disse que doaria para a caridade, não sem antes pedir que não lhe mandassem mais dessas moedas.

Outro caso de sucesso improvável é a Loser Coin (LOWB), criada na China e cuja tradução é literalmente  “moeda dos perdedores”. Aproveitando a diaosi, seus desenvolvedores apostam na tradição cultural de se apostar no improvável para comemorar uma grande vitória. É o famoso “azarão”. Considerada a moeda de meme mais popular na China, já está disponível na Binance.

Após uma máxima histórica em 12 de maio, voltou a despencar para ínfimas frações de dólar. O contra-ataque veio em junho, quando anunciou uma parceria com uma moeda de meme chamada Peppa Network para o lançamento de NFTs. Sim, o nome é inspirado na porquinha Peppa dos desenhos infantis.

Determinação do preço

Anúncio

Muita gente simplesmente odeia a ideia por trás da moedas digitais baseadas em meme e a classificam como uma ‘bolha’ prestes a estourar . Paul Brody, líder do departamento Global Blockchain da consultoria Ernst & Young, sentenciou em entrevista recente ao canal CNBC: “É difícil para mim prever para onde [criptomoedas de meme] estão indo, mas não vejo que terão um longo futuro no ecossistema cripto”. 

Sidharth Sogani, analista de mercado cripto da CREBACO Global, foi mais enfático: Acho que a próxima quebra de cripto será por causa do excesso de moedas de meme atrapalhando o mercado!”.

Seja como for, muitas estão valorizando rapidamente e a DOGE já ocupa a 6ª posição no CoinMarket Cap, com valor de mercado estimado em mais de US$42 bilhões. Descobrir se uma moeda meme terá alta ou baixa pode ser uma tarefa muito difícil. Esses tokens geralmente não possuem valor de mercado e nem uma grande oferta circulante, o que as torna muito baratas e fáceis de encontrar.

Para estabelecer qual o futuro das que temos hoje (e as que ainda podem surgir) é preciso observar atentamente os influenciadores associados a ela, e as maneiras como tais moedas digitais podem ser usadas. Influenciadores populares e uma comunidade forte serão ótimas pistas sobre seu futuro.

Além disso, se uma determinada moeda meme ser usadas em um videogame, aceita em uma loja online popular, ou como um NFT, esses são sinais que a moeda meme valeria uma aposta dos investidores, pois comprovadamente possuem algum valor adicional.

Na verdade, quando qualquer influenciador adota uma moeda, deseja promovê-la aumentando o preço por meio da promoção para seus seguidores. Os comentários de Elon Musk sobre o DOGE na TV e no Twitter fizeram seu preço disparar, mesmo com tantos analistas ressaltando que sua produção infinita já é um grande sinal que ela fracassará no longo prazo. Suas críticas, como a piada no programa Saturday Night Live em 9 de maio de 2021,derrubou o DOGE imediatamente. Isso mostra como as celebridades e influenciadores podem ser determinantes quando se trata do movimento de preços das moedas de meme, tanto para o bem quanto para o mal.

Quem está procurando uma moeda de meme altista, deve investir naquelas cujas comunidades são ativas. Embora já existam muitas moedas de meme hoje, para elas vale a mesma regra das altcoins: qualquer moeda pode se tornar valiosa a qualquer momento, se tiver condições certas.

O fato é que as moedas de meme parecem que estão aqui para ficar. Mas, o futuro delas ainda depende da capacidade de oferecer algum tipo de valor para seus detentores, pois prejuízo não combina com piada engraçada.