Anúncio

A reunião do Grupo dos Sete (G7), concluída neste domingo (13), destacou o desejo de acabar com a pandemia de Covid-19 com a distribuição de vacinas e defesa do clima. A cúpula de três dias na Inglaterra foi a primeira em quase dois anos, marcando o retorno dos contatos diretos após meses de videoconferências para o Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Japão e Canadá.

No material divulgado, ficou claro que está se formando uma frente unida nos contra questões referentes à Rússia e China. E um dos desdobramentos podem afetar o mundo cripto.

Numa declaração sobre objetivos para o G7, a administração Biden está focada em combater ransomware. O tema veio à tona com muita força após os ataques hacker contra a petrolífera Colonial Pipeline, trancando as linhas de suprimento na costa leste dos EUA em maio.

Anúncio

Ransomware é um software nocivo que bloqueia o acesso a um sistema. Para ser restabelecido, é exigido um resgate. No caso da Pipeline, o resgate foi pedido em criptomoedas. Em 8 de maio, a Colonial Pipeline concordou em pagar 75 BTC (ou cerca de US $ 5 milhões na época) aos hackers e recuperou o acesso ao sistema. 

Segundo o anúncio dos EUA, “a comunidade internacional, incluindo governos e o setor privado, deve trabalhar para garantir que a infraestrutura fundamental seja resiliente contra essa ameaça, que ciberatividades maliciosas sejam investigadas e processadas, que impulsionemos nossas defesas cibernéticas e coletivas e que Estados abordem a atividade criminal que está acontecendo dentro de suas fronteiras”.

Considerada uma preocupação de segurança nacional, os ataques recentes com ransomware foram associados à Rússia, uma vez que grupos de hackers locais atacaram infraestruturas americanas e europeias.

Para Washington, há algum tipo de anuência da administração Putin. Possivelmente, os temas ransomware e cibersegurança sejam abordado no encontro entre Biden e Putin nesta quarta-feira (16).

Anúncio

Na Casa Branca paira uma desconfiança em relação ao uso de criptomoedas por hackers. No dia 7 de maio, durante uma coletiva de imprensa, o conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan falou sobre ransomware e os ataques a empresas de alto nível e de infraestrutura pública.

Sem oferecer detalhes, ele disse que em uma futura reunião do G7, a administração Joe Biden desejava apresentar “o início de plano de ação que cobre inúmeras áreas cruciais”. Uma delas seria, “como lidar com o desafio das criptomoedas que se encontram no centro de como esses ataques de ransomware são realizados”.

Além do fechamento da linha da Colonial Pipeline em maio, no início do mês foi feito um grande ataque à fornecedora de carne bovina JBS, quando a empresa pagou um resgate de US$ 11 milhões em bitcoin aos hackers que interromperam temporariamente o funcionamento de algumas de suas fábricas na semana passada