Anúncio

Imagine ligar a televisão e ver o presidente da República ensinando o país inteiro a usar bitcoin. Além disso, promete o equivalente a 30 dólares (150 reais) da criptomoeda para quem baixar um aplicativo gratuito.

Pois em El Salvador foi isso que aconteceu na noite desta quinta (24) . O presidente Nayib Bukele parece decidido a mudar a economia da nação. Após tornar o bitcoin uma moeda oficial, agora o governo lança a Chivo, sua walltet (carteira de bitcoin) oficial. Ela foi desenvolvida para ser simples e funcionar mesmo com conexões de baixa qualidade, o que é comum em El Salvador.

Nas redes sociais da Casa Presidencial é possível ver o vídeo que foi transmitido pela televisão de El Salvador, explicando o que é bitcoin, como funciona e mostrando os passos para instalar a carteira.

Anúncio

O processo é parecido com o de muitos aplicativos, além de registrar seu número de celular é necessário fazer reconhecimento facial e fazer verificação por meio de ligação telefônica. Essa é uma medida que visa oferecer segurança para a população e evitar fraudes.

Parte do programa de incentivo à adoção da criptomoeda, todos os moradores de El Salvador que baixarem a carteira de criptomoedas e criarem uma conta receberão automaticamente os US$ 30 em bitcoin.

A carteira digital Chivo, palavra que na gíria local significa “maneiro”,  já tem uma conta oficial no Twitter. Entre as muitas informações divulgadas, consta que permitirá transferências entre usuários, com a opção de enviar tanto dólares quanto bitcoins, dependendo do que a pessoa tem depositado em sua carteira.

Anúncio

El Salvador tem aproximadamente 4 milhões de cidadãos acima dos 18 anos que estão aptos a utilizar a Chivo. Como existe mais de um milhão de salvadorenhos vivendo em países como Estados Unidos e Canadá, um outro uso do aplicativo é facilitar o envio de dinheiro desses migrantes para suas famílias sem cobrar taxas por isso. Esse fluxo monetário atualmente já é responsável por cerca de 20% do PIB de El Salvador.

Também servirá para a inclusão financeira, já que, segundo levantamento do site Statista, apenas 35% da população possui conta em banco ou utiliza aplicativos financeiros (do tipo PayPal).

Explicação do presidente como o bitcoin pode ser usado para comprar bens no comércio de El Salvador.

Utilização do bitcoin é uma opção

Conforme deixou claro o presidente Nayib Bukele, o bitcoin é uma opção. Nenhum cidadão será obrigado a adotar a criptomoeda e funcionará como moeda oficial ao lado do dólar, que passou a ser a moeda oficial do país em 2001, após um plano econômico que “aposentou” a moeda nacional, o colón.

De acordo com o presidente, a “Lei Bitcoin”, aprovada no início do mês, entrará em vigor a partir de setembro. “Essa é uma lei que foi feita para o benefício da população. É uma lei que nos coloca aos olhos do mundo e no final todos verão os benefícios do bitcoin a partir de 7 de setembro”. Somente a partir de então será possível identificar a aceitação da criptomoeda.

O governo não explicou ainda se já comprou os bitcoins que distribuirá à população através da wallet Chivo, mas aparentemente o gasto será perto  de 120 milhões de dólares, considerando que todos os cidadãos aptos baixem o aplicativo e garantam suas moedas digitais.

ATMs de criptomoeda

Conforme informações da agência de notícias Reuters, El Salvador deverá receber em breve também caixas eletrônicos (ou “ATMs”, como são chamados em inglês) de bitcoin. Disponíveis em outros países, são máquinas que permitem comprar e vender a criptomoeda.

A empresa Athena Bitcoin anunciou que planeja investir 1 milhão de dólares para disponibilizar esse tipo de equipamento por todo o país, mas principalmente nas áreas que recebem maior volume de remessas internacionais.