Os airdrops de criptomoedas vêm se tornando cada vez mais comuns, sendo uma boa maneira de fazer parte de novos projetos criptográficos, possibilitando que os interessados recebam gratuitamente moedas que podem ter um futuro lucrativo.

O termo em inglês, que poderia ser traduzido como “caído do ar”, refere-se à prática utilizada para novos tokens  que são oferecidos como presente aos interessados. Geralmente ocorre quando um novo projeto acabou de passar pela fase de desenvolvimento. A ideia é essa mesmo, funciona como se os criadores estivessem jogando as moedas pra cima e elas “caem” na conta de quem se inscrever.

Esse lançamento é uma estratégia de marketing para chamar a atenção para o novo investimentos. Trata-se de uma oportunidade para os traders aumentarem seus portfólios com moedas pelas quais não precisaram pagar e podem se interessar em adquirir mais, após conhecer melhor os detalhes do projeto. Isso já agrega valor aos tokens recém-chegados nesse mercado tão competitivo.

Existem outras possibilidade dessa distribuição, quando empresas que já estão no mercado das criptomoedas, como plataformas de compra e venda de tokens e serviços de carteira, decidem realizar airdrops para os seus utilizadores por segurarem as suas moedas e não venderem.

Outro ponto a considerar é que ninguém sabe se, depois de alguns anos, aqueles ativos podem estar valendo um bom dinheiro e todos que começaram a investir desde o início acabaram recebendo um bom retorno. Em 2009 bitcoins tinham “custo zero” e desde então todo novo projeto parece querer ser o novo bitcoin e dominar o mercado.

Como ganhar moedas num airdrop?

O airdrop quer fazer com que mais pessoas negociem aquela criptomoeda específica quando ela for listada em uma exchange (bolsa) em uma oferta inicial de moeda (ICO).  Esses airdrops geralmente duram algumas horas e são promovidos pelo site da empresa, fóruns de criptomoedas e redes sociais. 
Os interessados se inscrevem e recebem depois de um tempo em suas carteiras criptográficas. Para se qualificar para receber, o destinatário pode precisar manter uma quantidade mínima de moedas criptográficas em sua carteira.
Em alguns casos, para ganhar é preciso realizar uma determinada tarefa, como postar sobre a moeda em um fórum de mídia social, conectar-se com um membro específico do projeto blockchain ou escrever uma postagem no blog.

Para assegurar suas moedas digitais, é preciso fazer um cadastro, fornecendo seus dados básicos, como nome e e-mail, além de suas contas em redes sociais como Twitter, Facebook ou outros. Geralmente isso é nos casos que solicitam uma tarefa em troca dos tokens.

O investidor precisa possuir uma carteira na plataforma da Ethereum, pois a grande maioria das transferências ocorrem por meio dela e não nas exchanges, fugindo das taxas. Quando não estiver mais interessado na moeda, é possível vender os tokens ou trocá-los por outras criptomoedas.

Cuidado com os golpes

Seja cuidadoso, pois pessoas mal intencionadas podem lançar inscrições falsas apenas para coletar dados dos usuários. Procure se informar sobre os projetos e só forneça informações pessoais se tiver segurança que se trata de uma plataforma confiável.

É sempre bom lembrar que existem airdrops criptográficos bons e ruins, por isso é preciso estar atento  para os que são esquemas do tipo “pump and dump”, quando uma criptomoeda desconhecida é oferecida a um preço muito baixo, prometendo lucro rápido, mas quando o investidor desavisado faz uma compra, o preço sobe. Porém, as pessoas por trás do esquema vendem na alta e abandonam o projeto, fazendo com que tudo desabe.
Um airdrop de criptografia legítimo nunca pedira que você faça investimento de capital, em dinheiro. Seu objetivo é puramente promocional. Por outro lado, alguns golpes de criptografia requisitam o envio de micro quantias de bitcoin ou outras criptomoedas para destinatários desavisados, no que é conhecido como “dusting” ou golpe da varredura. Logo, os usuários devem estar sempre atentos a depósitos não solicitados em suas carteiras criptográficas. Podem surgir algum tipo de cobrança irregular depois.
Michael J. Casey, presidente do conselho consultivo da CoinDesk e consultor da iniciativa de pesquisa de blockchain do MIT, já explicou em seu blog que algum tipo de marketing é essencial para que uma criptomoeda tenha sucesso. “Uma moeda não é nada se não for amplamente usada. E isso não pode ser alcançado a menos que as pessoas façam algum esforço que incorra em custos para encorajar o uso generalizado”, argumenta.
No entanto, seguidamente vemos airdrops suspeitos. Por exemplo, Pierre Rochard, o fundador da Bitcoin Advisory, tuitou uma advertência sobre lançamentos criptográficos fraudulentos. “Cuidado com golpes de airdrops que: 1. Imediatamente pré-mine tokens para você e seus amigos 2. Negocie os tokens pré-minerados entre si para aumentar o preço 3. Chame os investidores de varejo dando como ‘presente’ os tokens 4. Fiquem lhe cobrando para divulgar o token toda hora. Nesses casos, saia fora.”