O “embate” entre bitcoin  (BTC) e ethereum (ETH) é bastante antigo, mas especialistas do mercado vêm apostando que a altcoin poderá ter uma explosão de preço após a implantação da melhoria conhecida como Londres ou “London fork”. Entende-se que essa atualização tornará a ether uma moeda deflacionária como o bitcoin e o lançamento do Ethereum 2.0 no início do ano que vem pode consolidar isso.

Caso isso se comprove, a ethereum deve se transformar em uma forte concorrente como reserva de valor para o bitcoin. Conforme já noticiamos antes, no final de junho, pela primeira vez, Ethereum ultrapassou Bitcoin em número de endereços ativos por dia.

Enquanto o mercado de criptomoedas continua na busca de recuperação após quedas seguidas, o desempenho do bitcoin (BTC) continua em movimento de queda, acumulando cerca de 1% de ganhos ao passo que o ETH no mesmo período acumula alta de 12%.

Claro, a diferença de valor continua alta. Por volta das 14h desta quarta-feira (7), o ETH era vendido a US$ 2.351,46 e o BTC aos US$ $34.572,70, com as altas do dia na casa dos 2%, respectivamente. Se ainda é cedo para se apostar quando o valor da principal altcoin ultrapasse a criptomoeda líder, existem alguns indícios que será um processo lento, mas contínuo.

Contudo, espera-se que possa haver um movimento mais acelerado de crescimento do ethereum, pois o “London fork”, que já roda na subnet tem para para entrar no mercado.  O co-fundador do éter, Tim Beiko, usou de sua conta no GitHub, espécie de rede social de programadores, para comentar que a atualização deve ocorre em menos de um mês, mais precisamente em 4 de agosto.

Embora haja uma consulta aos programadores da rede ethereum na sexta-feira (9), acredita-se que não haverá oposição. Analistas apontam que o ETH passará a ser mais valorizado como uma reserva de valor.

Ethereum se sobressai na “diversidade” do blockchain

É inegável que o blockchain do ethereum já ocupando um papel central no ecossistema da criptografia, sendo usada por vários outros tokens e tendo a capacidade de armazenar NFTs.

Suas melhorias constantes, como a Londres, lhe dá vantagens sobre o seu maior concorrente pela liderança no mercado de criptografia.

Conforme o estrategista sênior de commodities da Bloomberg, Mike McGlone, o volume do ethereum é “um indicador importante para seu avanço”, agora que o capitalização de mercado da altcoin se mantém na marca de 50% do que o bitcoin possui.

“Ambos [bitcoin e ethereum] têm bases sólidas, mas as opções de uso do ethereum são um forte complemento para além dos atributos de armazenamento de valor mais macro do bitcoin”, escreveu McGlone.

O ETH disparou no ano passado,em grande parte pelo aumento de popularidade das finanças descentralizadas (DeFi), que usam a mesma tecnologia das criptomoedas para recriar produtos bancários tradicionais, como empréstimos e seguros e a maioria é construída sobre o blockchain do ethereum.

Também pesa em seu favor que grandes investidores continuaram a injetar dinheiro em produtos de investimento ethereum, como o popular Grayscale Ethereum Trust. Esse tipo de opção de investimento para pessoas que não estão familiarizadas com o trade de criptomoedas permite tratar o ethereum como se fosse um título, evitando os desafios de comprá-lo diretamente

“A Ethereum continua a se incluída em novos produtos de investimento, permanecendo como a altcoin mais escolhida pelos fundos de investidores”, concluíram os analistas da CoinShares, empresa de investimentos em ativos digitais, em seu último relatório sobre fluxos de fundos de criptoativos.