Anúncio

As criptomoedas, desde seu surgimento, colocam-se como antagonista do sistema financeiro vigente, enquanto as moedas fiduciárias se desvalorizam cada vez mais e o futuro da economia mundial é vista com desconfiança.

Sua proposta é oferecer maior autonomia, liberdade e controle sobre seus dados, possibilitando ao usuário um controle muito maior sobre o seu dinheiro. Usada como moeda de referência durante décadas, o dólar tem enfrentado uma desvalorização e perdeu esse posto em alguns países.

A ideia por trás da stablecoin USD Coin (USDC), cujo nome significa, literalmente “moeda de dólar americano” mantém sua condição de pareamento em 1:1 com a moedas fiduciárias emitida pelo governo norte-americano.

Anúncio

Para cada 1 USDC, existe 1 USD depositado em uma conta bancária das empresas criadoras da moeda. A USD Coin é administrada por um consórcio denominado Center, fundado pela Circle e inclui membros da exchange  Coinbase e da mineradora Bitcoin Bitmain, uma investidora da Circle.  

Essa conta é monitorada e auditada pela Grant Thornton LLP, que emite relatórios mensais atestando a veracidade das informações. Esse é o lastro que garante a estabilidade do seu preço, sem variações bruscas como a maioria das criptomoedas. .

Atualmente a USDC está entre as 10 maiores em capitalização de mercado, avaliado em mais de 26 bilhões de dólares, ficando em segundo lugar no ranking das stablecoins, atrás da Tether, que tem 62 bilhões de capitalização.

Vantagens da USDC

A opção de comprar uma stablecoin, moeda estável, é vista como vantagem por qualquer pessoa que deseje proteger seu capital diante de uma desvalorização do real frente ao dólar americano, tendência contínua nos últimos anos.

Anúncio

Por exemplo, ele poupa a ida a uma casa de câmbio e o pagamento de altas taxa. Basta alguns cliques para se comprar uma stablecoin lastreada no dólar americano. Por outro lado, não é um ativo digital que vai lhe trazer lucro, como tantas criptomoedas que se valorizam rapidamente e podem enriquecer seus investidores.

Como todas as demais criptomoedas, é fácil transferir valores de pessoa para pessoa em qualquer lugar do mundo com as stablecoins, sem intermediários.

Outro aspecto a ser considerado é que a USDC foi desenvolvida na rede Ethereum, uma das plataformas descentralizadas mais seguras.

Alguns analistas acreditam que as stablecoins devem continuar ganhando mais espaço no mercado. Além disso, esse tipo de ativo torna-se uma “porta de entrada” para investidores iniciantes no mundo cripto, oferecendo um começo mais seguro, sem tantos sobressaltos no preço, que acaba afastando muitos novatos.