Anúncio

Nos últimos meses, o mercado de criptomoedas não se limitou à queda generalizada de preços, como muitas vezes as notícias parecem indicar. Há uma tendência nova e crescente da valorização de ativos digitais ligadas a jogos.

Essas moedas digitais servem para comprar itens na plataforma ou mesmo como uma espécie de recompensa pela fidelidade. É o caso dos tokens AXS e Small Love Potion, do Axie Infinity, que vem ganhando espaço no mercado brasileiro.

Um tweet do analista de mercado bitcoin Lark Davis apontou que 9 das top 15 moedas em alta no site especializado Coingecko são “gaming coins”, ou moedas de jogos.

Anúncio

“9 das top 15 moedas em tendência no Coingeck neste momento são moedas de jogos. No ano passado tivemos o verão do DeFi, em 2021 teremos o verão dos jogos!”, concluiu.

O painel a que ele se referia pode ser visto aqui

Anúncio

Além dos tokens da Axis, que encabeça o ranking, estão tokens bem conhecidos como ENJIN e ATARI.

Uma análise mais detalhada indica que existem ganhos expressivos no valor de muitas dessas moedas de jogos ao longo de 2021. Os benefícios desses games são bastante numerosos. Para os usuários, é a possibilidade de troca fácil de ativos no jogo sem intermediários. Os desenvolvedores, por outro lado, podem obter receitas adicionais com a venda de itens e tokens do jogo, além de atrair novos usuários. É semelhante ao que ajudou a popularizar as Finanças Descentralizadas (DeFi) em 2020, oferecendo lucro certo para quem se dedicava ao farming. 

Criadores de moedas digitais e os fabricantes de processadores e placas de vídeo estão gradualmente voltando sua atenção para esta indústria de jogos baseados na blockchain. Alguns já estão oferecendo a seus usuários novas maneiras de obter moedas digitais por meio de gamificação.

Esse movimento também abre novas possibilidades de entrada no mercado, pois essa tendência da gameficação é forte em vários outros segmentos.

De fato, essas criptomoedas de jogos reúnem mais de uma tendência no mercado. Além do usa da blockchain, os games usam DeFi para seu mercado segmentado, como ocorrem com os NFTs, que também cresceram exponencialmente este ano.