Anúncio

O número de investidor na Bolsa de Valores do Brasil (B3) cresceu consideravelmente nos últimos meses. Um levantamento realizado em junho deste ano constatou que existem mais de 3,8 milhões de cadastros de pessoas físicas na bolsa. Apesar de o número ser bastante expressivo, podemos dizer que ainda é pouco comparada ao tamanho da população brasileira.

Nosso país precisa crescer muito em educação financeira. Muitos do que hoje operam na bolsa de valores não passam de especuladores. Não são investidores preparados e veem a bolsa como um cassino.

É comum ouvirmos relatos de jovens que perderam todos os bens familiares tentando “ficar rico” com trader. E isso não é um julgamento a quem opera como trader, pois, ele pode sim gerar bons lucros, mas para isso é preciso estudar, se preparar e conhecer o mercado financeiro.

Anúncio

Quer começar a investir? Então siga os três passos essenciais para um investidor de sucesso.

1º passo – Paciência

Para se tornar um bom investidor é preciso entender que tudo tem seu tempo. O investimento deve ser visto como uma construção, onde é colocado um tijolo por vez. Se o pedreiro não fizer isso, a obra vai dar problema, vai ficar torto, vai ser preciso desmanchar e recomeçar e às vezes o material utilizado é preciso ser descartado e feito com tudo novo.

Isso também pode acontecer com o seu dinheiro. Se você tentar dar um passo maior que o seu limite, você pode perder tudo em instantes e nunca mais conseguirá recuperar aquele dinheiro.

Comece investindo os poucos. Ninguém vai ficar rico da noite para o dia. Investimentos devem ser pensados ao longo prazo.

2º passo – Organização financeira

Anúncio

É preciso definir quais seus objetivos, suas metas e planos de vida. O que eu pretendo com esse investimento hoje?

Ter uma aposentadoria mais tranquila? Fornecer uma melhor qualidade de vida aos meus familiares? Liberdade Financeira?

Isso é algo que somente você pode definir e é através desses objetivos bem concretos que você vai focar seus investimentos.

Mas antes de iniciar em qualquer investimento, é necessário você quitar suas dívidas, pois os juros que pagará das dívidas sempre serão maiores que os juros que ganhará de investimentos.

Um ponto importante aqui e que tem muita gente fazendo, é se endividar para conseguir investir. Atrasar uma conta para operar na bolsa com o valor da dívida, fazer um empréstimo para começar a carreira de trader. Pode ser que para algumas pessoas isso tenha dado certo, mas as chances de darem errado são muito maiores. Então melhor não arriscar: quite suas dívidas.

Depois é necessário estruturar uma reserva de emergência. Um dinheiro que vai ficar reservado em um investimento de fácil liquidez para ser usado em situações que se referem exatamente ao que o nome diz: EMERGÊNCIA.

E não tente se sabotar com a reserva, pois o maior prejudicado será você. Emergência é tudo aquilo que tem uma urgência de solução, o que precisa ser feito agora, uma questão de vida ou morte.

Lembre-se somos humanos e vivemos no meio de máquina, então existem doenças que vem sem avisar, um carro que quebra a perda de um emprego.

A reserva deve ter uma soma do seu custo de vida multiplicado por seis meses ou doze meses.

3º passo – Começar a investir

Os alertas anteriores não foram para fazer você desistir de investir, mas sim para te precaver. Investir não é difícil, mas pode ser trabalhoso, devido aos estudos necessários para que você tenha sabedoria na hora de tomar decisões dentro da bolsa.

Não espere ter muito dinheiro para começar a investir. Comece com o pouco que tem. Existem operações que podem ser realizadas a partir de R$ 30,00.

O importante é ser paciente e se organizar financeiramente para conseguir aportar todos os meses e com o tempo ir aumento seus rendimentos.

Para investir é fácil, basta abrir uma conta em uma corretora, entrar no home broker e comprar ativos. Isso qualquer um pode fazer não é mesmo? Mas saber escolher os melhores ativos e aprender a lidar com as oscilações da bolsa não é para qualquer um.