Ter seu próprio negócio é o sonho de muita gente. Mas empreender não é algo fácil e não nascemos prontos para esse negócio tão desafiador.

Entenda que abrir um negócio é fácil, o difícil é mantê-lo, por isso é importante se atentar aos erros comuns que a maioria dos empreendedores iniciantes comete e que por vezes acabam destruindo ou desistindo dos seus projetos e sonhos.

Ao iniciar um negócio o maior desafio são as dúvidas, a falta de conhecimento sobre aquilo que está iniciando. Então o primeiro passo antes de começar a empreender, é ESTUDAR.

1º Estudo

Estudar, se aperfeiçoar naquilo que você está dedicado a fazer. E não adianta pensar, “Bom, mas eu tenho dom para tal negócio, é o meu dom” porque um empreendimento englobam muitas outras coisas.

Por exemplo, suponhamos que você saiba pintar quadros muito bem, sim pintar quadros pode ser o seu dom, mas empreender não. Se você decidir viver da sua própria arte, vai precisar abrir um ateliê e gerenciar o seu próprio negócio. Vai ter que saber vender, precificar, encontrar possíveis compradores, divulgar seu produto entre muitas outras atribuições de um empreendedor.

Um bom empreendedor precisa saber um pouco de tudo. Então o primeiro passo antes de começar seu negócio é a busca pelo conhecimento. Aprender ao máximo, concentrar todos os esforços nisso.

No começo é difícil, é preciso se virar com o que tem e até você conseguir pagar alguém para fazer para você, vai precisar fazer tudo. E mesmo quando começar a contratar as primeiras pessoas, ainda vai ter que fazer tudo e, além disso, ensinar seus primeiros colaboradores.

O mercado hoje está muito competitivo e não aceita os amadores, você precisar ser bom. É preciso ler muito, fazer cursos, aperfeiçoamentos, ter mentores, conversar com outros empreendedores, trocar experiências, participar de congressos, ler biografias de empreendedores de sucesso.

Sua maior barreira vai ser a falta de conhecimento. Seu negócio pode quebrar se você não tiver competência e habilidades de resolver determinados assuntos.

2º Esquecer do Marketing

Um segundo erro muito comum nos novos empreendedores é esquecer-se da publicidade do seu negócio. Não investir em marketing com certeza não vai te levar muito longe.

Mesmo que você se uma pessoa influente socialmente conheça muitas pessoas, tenha muitos contatos, não será o suficiente. Seus conhecidos podem sim ser seus clientes iniciantes, mas no futuro você precisará de novos se não seu negocio não cresce.

3º Informalidade

Para o negocio ter sucesso também não adianta querer se esconder na informalidade. Enquanto alguns se acham influentes o suficiente para vender seus produtos, outros preferem se esconder e pagar para que alguém faça tudo para eles. É importante você também se expor ao seu negócio. Se esse é o seu sonho, você acredita no seu potencial e nos seus produtos, não tem o que temer.

Sobre se manter informal também entramos em questões legais. Um negócio de sucesso precisa de um CNPJ, um MEI ou o que seja para ser uma empresa formalizada legalmente.

As pessoas tem receio de CNPJ, mas não se atendam as melhores oportunidades que o mercado oferece as pessoas jurídicas, como descontos, a possibilidade de comprar em atacado, empréstimos facilitados entre outros, sem contar na seriedade de poder gerar uma nota fiscal aos seus produtos.

4º Precificação

Para vender bem e de forma justa o empreendedor precisa conhecer o seu produto e saber precificar aquilo que produz. É necessário saber calcular todos os gastos, matéria prima, energia, internet, impostos, funcionários, porque assim é possível calcular a margem lucrativa pra que num futuro não perceba que esta pagando para vender os produtos.

5º Fazer diferente

E para finalizar um empreendedor precisa focar no seu diferencial. Entender o porquê seu produto é tão especial ao ponto de fazer mudança na vida de alguém. Não adianta fazer igual a todo mundo. Mesmo que seja um produto básico ao quais várias empresas já façam a mesma coisa, INOVE. Busque fazer a diferença na vida dos seus consumidores.