Em essência, Avalanche (AVAX) é uma plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) que permite a interoperabilidade entre tokens de terceiros.

Ela começou a operar em setembro de 2020, sendo a primeira plataforma de contratos inteligentes com  confirmação de transações em menos de um segundo. Como é compatível com o kit de ferramentas de desenvolvedores da Ethereum, permite que validadores independentes participem como produtores de blocos completos.

Operando com base em blockchain, ela possibilita que os emissores negociem seus tokens e a um baixo custo. Além disso, a rede AVAX melhorou muito o ambiente DeFi com um sistema sem necessidade de permissão, onde os usuários podem criar seus blockchains personalizados, privados ou públicos. Por isso, alguns usuários chamam o Avalanche de “Internet das Finanças”.

Equipe e Investidores

A sede da Ava Labs está localizada em Nova York. Fundado por uma equipe de tecnólogos pioneiros e apoiado por especialistas em finanças, Avalanche é a combinação perfeita de inovação e experiência para executar suas visões e construir o projeto em uma plataforma de contratos inteligentes verdadeiramente global e sem permissão.

A equipe por trás da Ava Labs é formada por especialistas líderes em ciência da computação, programação, economia, finanças e leis. Os principais nomes são Emin Gün Sirer, cientista da computação turco-americano, fundador e CEO da Ava Labs; Chris Lavery – Diretor Financeiro e John Wu – um investidor de risco, presidente da Ava Labs.

Como funciona a Avalanche?

Uma das principais funções da plataforma é permitir a criação de aplicações descentralizadas (dApps). Os usuários podem criar vários dApps ou seus ativos inteligentes com um sistema rápido, sem necessidade de permissão e seguro com interoperabilidade. Além disso, o Avalanche funciona como um mercado para usuários de DeFi que desejam trocar, criar, negociar e armazenar seus ativos e produtos.

Com o Avalanche, os usuários podem criar blockchains totalmente personalizáveis. Especificamente, eles criarão sub-redes com lógicas e funções centrais definidas. Eles podem ser com ou sem permissão. Além disso, os usuários podem negociar ativos personalizados ou representações digitais de ativos. Também podem criar contratos inteligentes altamente escalonáveis ou aplicativos descentralizados.

O rápido aumento de popularidade do Avalanche entre os usuários do ecossistema DeFi é pela sua blockchain, uma das mais escaláveis do setor. Além disso, a plataforma oferece produtos altamente personalizáveis. Os usuários podem criar contratos inteligentes e dApps que são confirmados quase que instantaneamente com milhões de validadores na rede. Devido a esse recurso, o Avalanche é uma opção atraente para usuários de DeFi.

No Avalanche, os programadores podem construir e ditar como sua rede funciona. A rede acaba fornecendo aos usuários total controle e privacidade de suas criações.

O sistema de pagamento ponto-a-ponto (P2P) do Avalanche provou ser uma das redes mais rápidas, seguras e escalonáveis no espaço DeFi. Os ativos podem ser negociados quase instantaneamente com milhões de validadores online, o que é um recurso excelente, considerando que o Avalanche processa mais de 5.000 transações por segundo.

O protocolo cresceu e se tornou uma das plataformas DeFi mais valiosas, com cerca de 3 bilhões de dólares em capitalização de mercado.

O que é token AVAX?

O token AVAX é o ativo digital nativo do Avalanche. Seu suprimento total é de 720 milhões de tokens e mais de 70 milhões estão em circulação. Quando um usuário transaciona com AVAX, a quantidade é queimada, o que significa aumento da escassez.

Quem possui AVAX podem apostar seus tokens na rede Avalanche. Para fazer isso, os usuários devem criar uma carteira Avalanche. Após a verificação da conta, os usuários podem transferir seus fundos da cadeia X, onde os ativos personalizados são criados e negociados, para a cadeia P, onde todos os dados são gerenciados.

Depois de transferir os tokens, os usuários recebem uma Identificação de Transação (TXID) para que possam delegar seus tokens e escolher um validador que melhor se adapte às suas preferências. Além disso, os usuários podem definir os prazos para piquetar seus tokens. Porém, eles não podem retirar tokens até que o período termine. Depois que esse período terminar, os usuários não receberão nenhuma recompensa adicional. Os titulares do AVAX devem apostar novamente.

Prós e Contras do Avalanche

Um recurso interessante do Avalanche é a variedade de opções apresentadas aos usuários que podem definir suas próprias regras e preferências com seus produtos.

As principais vantagens da plataforma são:

  • Aplicativos seguros, poderosos e confiáveis e blockchains privados ou públicos personalizáveis.
  • Capacidade de criar ativos em ecossistemas existentes ou construir uma nova rede com parâmetros definidos para validadores.
  • Alta velocidade e escalabilidade para dApps.
  • Alto volume de negociação – o Avalanche pode gerenciar mais de 4.500 por segundo todos os dias, o que o torna um dos sistemas de pagamento P2P mais rápidos e confiáveis.
  • Prova de aposta em vez de prova de trabalho. Normalmente, com a prova de trabalho, você tem que resolver somas complicadas e usar hardware com alto consumo de energia, que pode lhe custar mais do que se ganha na mineração. Com o sistema do Avalanche esse problema não existe.
  • Protocolo de consenso da subamostra. Uma comunidade de validadores na rede tem imensa influência para decidir se as transações são válidas ou não. Por exemplo, um único validador recebe uma transação, mas não tem certeza sobre sua validade. Para resolver isso, ele perguntará a um pequeno grupo de validadores aleatórios se a transação parece válida. Se o número de validadores votar a favor da transação, o validador a aceita. Da mesma forma, o validador pode discutir se uma transação parece inválida, apesar do que a comunidade pensa.
  • Alta taxa de transferência e eficiência sem risco de descentralização.

Outro aspecto a ser lembrado é que a equipe por trás do Avalanche está trabalhando no Avalanche-X – um acelerador que oferece grandes benefícios para desenvolvedores e seus dApps, incluindo derivados, stable coins e vários produtos que irão melhorar muito o futuro das finanças descentralizadas.

O protocolo está revolucionando os espaços DeFi com o suporte a diversos ativos com seu motor de consenso. Além disso, o ecossistema interoperável do Avalanche permite uma base sólida para os desenvolvedores que procuram personalizar e emitir seus ativos inteligentes, contratos e blockchains pessoais.

No entanto, existem algumas desvantagens a serem consideradas: Algumas transações podem atrasar se os validadores não concordarem com seu status atual. Também não há garantia de vitalidade para transações conflitantes. Por exemplo, se um nó decide gastar o dobro das transações conflitantes, o protocolo não pode chegar a um consenso sobre nenhuma delas. A falta de consenso terminará, inevitavelmente, em perda de dinheiro.