continua depois da publicidade

Novos investidores têm muitas dúvidas sobre como montar sua carteira de investimento. A verdade é que investimento não tem regras. A pessoa é livre para escolher o ativo que quiser e com isso também assume a responsabilidade sobre suas escolhes, e é justamente isso que assusta.

Não queremos nos responsabilizar pelos nossos erros e decisões como esta são difíceis de serem realizadas sozinho. É preferível “copiar” a carteira de alguém que já está no mercado há mais tempo, porque se algo der errado, eu tenho a quem culpar. Porém, desta forma não aprendemos a investir, estamos apenas especulando operações alheias.

Um bom investidor precisa ter uma tomada de decisões. Saber quais são os melhores ativos, não porque fulano ou ciclano estão dizendo que é bom, mas sim porque ele mesmo conhece a empresa que está investindo.

É importante investir naquilo que você acredita e conhece. Se você é um ativista vegetariano, qual sentido faria investir na JBS, por exemplo. Vale a pena perder investir só pela rentabilidade?

Investir não é difícil, são as pessoas que complicam. Podemos dizer que é trabalhoso, pois depende de estudos e muito conhecimento.

O segredo de uma boa carteira é a diversificação. Não devemos apostar todas as nossas fichas em um único ativo, principalmente quando temos um leque de possibilidades disponível. Divida sua carteira entre ativos de renda fixa e ativos de renda variável, e dentro destes, faça uma nova divisão com investimentos que fazem sentido para você.

Provavelmente investimentos em renda fixa não vão te enriquecer, mas por mais que não seja tão rentável, é mais seguro. O mercado da bolsa é muito volátil e não é indicado se arriscar tanto, principalmente no começo.

Depois de experiente, se preferir manter apenas investimentos em renda variável para uma melhor rentabilidade tudo bem, mas primeiro aprenda a investir, entenda o mercado e principalmente a controlar a emoção diante do sobe desce da bolsa.

Não precisa ter medo de montar sua própria carteira desde que faça com conhecimento. Evite escolhas precipitadas, aporte aos poucos. Não é porque determinada ação está em alta hoje que deve me desfazer de todas as outras e aportar tudo ali. A bolsa é volátil e a ganância de querer um resultado rápido agora pode fazer você perder tudo amanhã.

Seja paciente. A bolsa não vai acabar hoje, ou amanhã ou semana que vem e se agora um ativo está rendendo muito, daqui algumas horas pode ser outro e depois outro e assim consecutivamente. Segure a emoção e evite comprar tudo que está em alta. Analise a situação, pesquise os porquês que levaram determinado ativo a subir e tenha sua própria opinião sobre o mercado sem se espelhar nas escolhas dos outros.

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!