Com o novo aumento da Taxa Selic na última semana de 4,25% para 5,25% a.a., o Tesouro Direto volta a subir nesta segunda-feira (9).

Além do aumento da inflação, fator que determina que o Banco Central aumente a Taxa Selic, novos projetos governamentais vem sendo criados para conter a crise financeira da população brasileira. A Medida Provisória do Auxílio do Brasil e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) devem ser entregue ainda hoje pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional.

Diante deste cenário, investidores têm exigido juros mais altos para emprestar recursos ao governo devido às preocupações com a questão fiscal.

Para alguns analistas nesse momento em que a Selic não para de subir, e que pode chegar a 7%, a melhor opção de investimento seria nos Tesouro Pós-fixado, pois desta forma irão acompanhar a alta da Selic que está prevista até o final do ano.

Para investidores que não querem arriscar muito, os Tesouros pré-fixados são a melhor opção, levando em conta que o valor atual a Selic já é um fator positivo para a escolha nessa modalidade de investimento.

Apesar da boa rentabilidade que o tesouro direto apresenta no momento e com a perspectiva de continuar no mesmo patamar no próximo ano, não é indicado que investidores com bons aportes em renda variável se desfaçam de seus ativos para investir tudo no tesouro.

Para quem tem verba disponível aguardando uma boa oportunidade no mercado, esse é o momento favorável para investir em títulos públicos, seja para diversificação da carteira ou para iniciar no mundo dos investimentos.

Os analistas alertam ainda sobre não criar grandes projeções, já que com as eleições no próximo ano a realidade da inflação pode cair e com isso a Selic também baixar. Nessa mesma época do ano passado a taxa Selic estava em 2%, fechando o ano com valor um pouco acima disso.

A taxa que está no momento é o maior nível desde outubro de 2019, quando a Selic estava em 5,5% ao ano.