Diferente do Day Trade que faz operações de compra e venda de ações em um único dia, o Swing Trade opera em períodos um pouco mais longos.

Swing trade é uma das modalidades de investimento na Bolsa de Valores mais famosas do mercado. Nesta modalidade a compra e venda de ações, ETFs, Fundos imobiliários entre outras opções podem durar dias ou até mesmo semanas.

É uma estratégia de operação na Bolsa de Valores, voltada para investimentos no curto e médio prazo. Ou seja, o trade dessa modalidade pode comprar um ativo hoje, esperar ele valorizar por alguns dias ou semanas e, depois, vendê-lo para lucrar com essa valorização de curto/médio prazo.

O principal objetivo do Swing Trade é identificar e investir em tendências de mercado, lucrando com ações que apresentam uma melhor performance, contratos futuros e outros ativos da Bolsa.

Como faz para operar com Swing Trade?

Como em qualquer outro tipo de investimento em renda variável, para operar como Swing Trade é necessário ter uma conta em corretora de valores, para que você possa ter acesso a uma plataforma ou Home Broker.

Quem quer iniciar no meio trader, o Swing é mais indicado do que o Day Trade, já que as operações não ficam pesadas para um mesmo dia.

Para quem está começando e está na fase de aprendizagem, o correto seria optar por uma corretora com taxa zero. Para aprender também não é indicado começar com valores altos, devido ao risco de perder todo o capital em uma única operação.

Investimento x rentabilidade

Afinal, quanto eu preciso para operar como Swing Trade?

Investimentos não têm regras. Mas como já citado, é preciso ter paciência, principalmente no começo.

Caso você queira aprender, você consegue começar com pouco. Na teoria, não existe um mínimo para se investir. O mínimo é o valor da ação mais barata negociada na bolsa de valores. Porém, investidores mais experientes indicam que um valor na média de R$ 500,00 seria o ideal para quem está aprendendo.

Já para os mais experientes, que já entenderam como o mercado funciona e buscam rentabilizar, o mínimo pra começar seria uns R$ 5 mil.

A rentabilidade na operação com Swing Trade varia entre 3 a 10%. Lembrando ainda que são cobrados 15% sobre o lucro de IR.

Fique atento!

Um bom investidor deve estar atento aos riscos desde o começo. Por isso é importante ter um bom preparo psicológico para saber lidar tanto com as perdas quanto com os ganhos.

Por mais que lucrar seja sempre o objetivo, nenhum investimento na bolsa deve ser visto como um “jogo de perder ou ganhar”. É importante entender que ninguém vai ficar rico com trader da noite para o dia. Você pode sim acertar em uma operação e lucrar muito em um dia, mas não significa que isso irá acontecer sempre.

Dentro da bolsa você precisa competir com os melhores, e por isso a chance de perder é muito maior. No mercado de ações se você perde é porque alguém ganhou.

E não adianta tentar buscar por dicas e comprar cursos que trazem promessas de ganhos milagrosos. Vamos combinar que se alguém descobre a mágica de lucrar com trader ela vai operar para ela mesma e ter o seu rendimento, realizar seus sonhos, alcançar a liberdade financeira, e não perder seu tempo criando cursos sobre o assunto.

Estratégias viáveis e confiáveis devem ser criadas por você mesmo. Não acredite nas dicas de outras pessoas, principalmente se elas estão sendo vendidas.

A regra de diversificação na carteira segue também nessa modalidade de operação. Apostar todas as suas fichas em um único investimento se torna ainda mais arriscado. Ninguém fica rico da noite para o dia em uma única ação: é impossível.