Anúncio

Os investimentos de renda fixa são os mais procurados por investidores iniciantes e por aqueles mais conservadores, que procuram além de uma boa rentabilidade, também a segurança do seu patrimônio.

Renda fixa é um termo que se refere a qualquer tipo de investimento que possui regras de remuneração definidas no momento da aplicação no título. Essas regras estipulam o prazo e a forma que a remuneração será calculada e paga ao investidor. Ou seja, nessa modalidade de investimento, o investidor já sabe qual será seu lucro quando encerrar o prazo mínimo da aplicação.

Esses investimentos funcionam como um empréstimo do seu dinheiro para determinado emissor, podendo ser um banco, uma instituição financeira ou até mesmo para o próprio governo. Em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade fixa, que é definida no momento da compra.

Anúncio

Existem diversas modalidades de investimentos em renda fixa, sendo eles: Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA, Fundo DI, CRI e CRA, Letras de câmbio, Debêntures, ETF de renda fixa e até a velha conhecida poupança entra nesse grupo.

Ao realizar qualquer tipo de investimento é preciso ter em mente quais são os seus objetivos com ele, para que sua escolha venha ter um foco e você não venha perder dinheiro com uma escolha precipitada. Por exemplo, para investimentos em longo prazo, títulos com vencimentos mais longos podem gerar uma maior rentabilidade, porém, caso não obedeça ao prazo de vencimento e retire o dinheiro antes, o investidor pode perder boa quantia do valor aplicado.

Aplicações em renda fixa são as melhores opções para montar uma reserva de emergência. Para isso é preciso procurar por investimentos com liquidez diária. Seguindo essa linha de pensamento pode-se acreditar que a poupança seja a melhor opção, mas cuidado, pois pode não ser. Tudo depende do seu autocontrole financeiro, já que a facilidade de acesso à conta da poupança pode arruinar suas economias em questão de segundos. Sem contar que entre as opções de investimentos em renda fixa, a poupança é a que menos rende.

Mas afinal, qual é o melhor investimento em renda fixa?

Para o cenário atual que estamos vivendo, com inflação subindo a cada dia e o aumento da taxa Selic aumentando a cada reunião realizada pelo Copom, analistas apostam nos investimentos que acompanhem a taxa básica de juros da economia (Selic).

Anúncio

A melhor opção de investimento com a Selic em 5,25% ao ano são os títulos pós-fixados, aqueles cuja remuneração segue o indexador CDI ou Selic e acompanham a evolução da taxa de juros, que se encontra em um ciclo de alta.

O Tesouro Selic possui uma ótima liquidez, o seu rendimento sempre será próximo de 100% do CDI. O Tesouro IPCA (que rende uma taxa mais a inflação até o vencimento do título) e os CDBs atrelados ao CDI (muito próximo do juro básico) vão elevar o retorno junto.

O momento agora é de se posicionar para acompanhar a alta da Selic e continuar se protegendo da inflação. Com certeza, esse é o melhor momento para começar a investir em renda fixa.