Frequentemente acompanhamos em canais de economia sobre ações caírem ou subirem. Para quem é investidor, esse sobe e desce deve gerar um grande frio na barriga, principalmente quando se trata de um ativo seu que está em queda.

O mercado se define de acordo com as ofertas de compra e venda dos investidores: quanto mais pessoas se interessam em comprar determinada ação, maior será seu preço e, logo, sua valorização. No caso contrário, quando muita gente quer vender, o preço cai e uma ação se desvaloriza. É a lei da oferta e demanda.

Muitas coisas podem interferir no posicionamento das ações. Sempre que um fato relevante acontece envolvendo uma empresa listada na bolsa, as ações dela tendem a sofrer quedas ou altas.

São situações como acompanhamos um tempo atrás com as ações da Coca-Cola (COCA34) que caíram consideravelmente após um ato impensável do jogador Cristiano Ronaldo de retirar uma garrafa de refrigerante da sua mesa diante de uma coletiva de imprensa.

Outro exemplo de fato relevante, foi quando a Weg (WEGE3), anunciou a distribuição de dividendos aos seus acionistas no final do mês passado. As ações da empresa dobraram consideravelmente devido à alta procura de novos acionistas tentarem entrar para a partilha da empresa.

O fato é que uma ação nunca vai continuar estável. Ao investir em ações estamos operando em um mercado extremamente volátil, e por isso mesmo faz parte de investimentos em renda variável. Uma ação pode subir muito em dias seguidos, mas em semanas posteriores seguir em quedas ainda maiores.

Por isso, sempre que uma ação está sendo muito falada na mídia, é importante pesquisar os motivos que a levaram a chegar a determinado patamar.  Um bom investidor não deve nunca seguir o efeito manada, que significa aportar em ativos que todo mundo está atrás. É não fazer o que todo mundo está fazendo.

Diante de situações complexas é necessário estar preparado psicologicamente e saber aguardar a volatilidade do mercado.

Procure sempre investir em empresas fortes, que você acredita, pois desta forma se sentirá mais seguro diante da volatilidade do mercado de ações. Diversifique seus investimentos com inteligência e procure fazer investimentos para longo prazo.