A startup Kovi anunciou nesta quarta-feira (18) a captação de um aporte de cerca de R$ 500 milhões (US$100 milhões) com o objetivo de expandir a companhia na América Latina, incluindo sua entrada em países como Colômbia, Peru e Chile.

A captação aconteceu em uma rodada de investimento série B liderada pelo fundo Valor Capital Group, que investiu em negócios como Buser, Descomplica e Loft. A Prosus Ventures (antiga Naspers) entrou como co-líder. Participaram também os fundos Global Founders Capital, Globo Ventures, Maya Capital, Monashees, Norte, ONEVC, Pipo, Quona e Ultra Venture Capital. Completam a rodada o family office de Peter Thiel, cofundador do PayPal, e Justin Mateen, cofundador do Tinder.

Criada em 2018, a Kovi tem uma frota de 12 mil veículos e cerca de 10 mil usuários entre Brasil e México. Seu modelo, no qual os clientes pagam valores proporcionais aos quilômetros percorridos por semana, a fizeram crescer entre motoristas de aplicativos como do Uber e da 99.

Com o novo aporte, a meta da companhia é chegar a 20 mil carros até o fim de 2021 e realizar a contratação de desenvolvedores, engenheiros de software e cientistas de dados, ampliando a equipe dos atuais 700 para 900 empregados até dezembro. Além disso, a companhia pretende trabalhar com mais produtos, a exemplo do seguro auto, lançado em março.