Anúncio

fundo cambial é um fundo de investimento que tem como característica o investimento em ativos que têm relação com moedas estrangeiras, como dólar e euro.

Os mais populares dessa categoria são os fundos cambiais de dólar, que apostam nas variações da cotação da moeda americana. Normalmente quando nossa economia sofre apuros, o dólar é valorizado, aumentando os ganhos dos fundos cambiais.

Eles representam um tipo de investimento coletivo, em que os recursos de vários investidores são aplicados em conjunto no mercado. Os ganhos são divididos entre os participantes, na proporção do valor depositado por cada um.

Anúncio

Como todo fundo de investimento, ele existe para ser uma alternativa prática e rápida ao investidor. Em vez de comprar e vender as moedas em si, ou mini contratos de dólar, o investidor só precisa fazer uma aplicação em um fundo de investimento e assim já pode ter o seu dinheiro gerido por profissionais.

Quem pode investir?

Esse tipo de investimento não costuma ser recomendado para qualquer tipo de investidor.

Isso porque os fundos cambiais embutem certos riscos e um nível de volatilidade que nem todo mundo é capaz de suportar.

Como acompanham a variação de ativos relacionados a moedas, os fundos cambiais têm uma característica fácil de observar: seu desempenho pode variar bastante. Às vezes, de maneira brusca, como acontece com os fundos de ações.

Vantagens x Desvantagens

Anúncio

A grande vantagem do fundo cambial é a praticidade do investimento. Você só precisa escolher um fundo entre algumas opções e é isso. Toda a manutenção do fundo fica a cargo do gestor.

Já nas desvantagens está a tributação dos impostos. Os fundos cambiais estão sujeitos a dois impostos: o Imposto de Renda e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Outro ponto muito importante é o custo da aplicação. Alguns fundos possuem taxas altas de administração e performance. Não importa se o fundo lucrou ou teve prejuízo, a taxa de administração é sempre cobrada. Já a taxa de performance, é uma remuneração baseada no resultado. É como se fosse um bônus cobrado pelo administrador por ter conseguido obter uma rentabilidade superior a um referencial previamente combinado.

Apesar dos riscos e desvantagens, os fundos cambiais são uma boa opção de investimento para quem pretende realizar viagens no exterior, pois, Nesse caso, os fundos cambiais ajudam a proteger o valor do dinheiro na moeda estrangeira.

O mais importante, sempre, é que os investidores analisem seu próprio perfil antes de apostar em qualquer tipo de aplicação.