Anúncio

As criptomoedas irão substituir o dinheiro? Essa é uma das perguntas feitas a 1.280 executivos pela Delloite,  líder global na prestação de serviços de auditoria e assessoria financeira. Conforme a pesquisa  2021 Global Blockchain Survey, publicada esta semana, 76% dos executivos de fato acreditam que as criptomoedas serão uma “forte alternativa, ou substituto” para o dinheiro nos próximos cinco ou 10 anos.

O estudo, feito com líderes de empresas de todos os continentes, indica ainda que 78% dos entrevistados reconhecem que os ativos digitais serão “importantes” em suas áreas de atuação nos próximos dois anos.

A pesquisa foi conduzida entre 24 de março e 10 de abril. Um terço das pessoas ouvidas trabalha nos EUA. Os demais trabalham no Brasil, China, Alemanha, Reino Unido, Hong Kong, Japão, Cingapura, África do Sul e Emirados Árabes Unidos.

Anúncio

Questionados sobre quais seriam os principais empecilhos para a adoção global dos criptoativos, os executivos apontaram cibersegurança, regulação e estrutura econômica.

Para 68%, a segurança de dados e a regulação de privacidade deveriam mudar para uma ampla adoção ao blockchain. Entre os entrevistados que já trabalham com blockchain e/ou os ativos digitais, a preocupação é mesma.

Dentre eles, 70% acreditam que o maior impacto dos ativos digitais recai sobre o acesso a fontes de financiamento. A segunda resposta mais ouvida foi “compliance e transparência”.

As moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) foi identificada por eles como um fator de proteção contra a coleta de dados por grandes empresas privadas.