Anúncio

Liberdade Financeira é algo difícil de conceituar já que é algo muito subjetivo. Para mim pode significar trabalhar com o que eu gosto aonde eu quero e quando quiser, enquanto para outra pessoa pode ser simplesmente não ter que trabalhar nunca mais.

Dentro dos conceitos de Educação Financeira os dois podem estar certos. Você pode trabalhar com o que ama, mas sabendo que não precisa daquilo, que faz por amor a si mesmo, ao negócio ou as pessoas envolvidas. Sua renda não depende deste trabalho, não tem contas a serem pagas com esse salário e se um belo dia você acordar e decidir que não quer mais trabalhar fugindo para qualquer lugar do mundo você pode. Pode porque você é livre e alcançou o auge da vida que é a liberdade financeira.

Parece um sonho? Realmente ele é um sonho que muitas pessoas têm buscado e que pode ser alcançado por qualquer pessoa que esteja determinada para isso.

Anúncio

Para chegar lá é preciso muito foco, conhecer onde você está e aonde quer chegar, estipulando metas de curto, médio e longo prazo. Não tem como encurtar o caminho, tem que ser dado um passo de cada vez mantendo a paciência e disciplina.

É necessário aprender a dizer não a muitas coisas que não te ajudam nessa trajetória. Não as pessoas que não acreditam nos seus sonhos. Não as vontades momentâneas que não te fazem crescer. Não aos medos que te assombram e aos mitos que adquiriu desde a infância

Antes dessa jornada para a Liberdade Financeira é preciso uma liberdade mental. Uma limpeza de tudo aquilo que te impede de seguir em frente e uma preparação para o que está por vir.

Não tem como ficar rico com uma mentalidade pobre. É necessário muito desenvolvimento pessoal, estudo, leitura, educação financeira. Sim, não é fácil, porque se fosse todos estariam livres em vez da maioria da população estar endividada.

Anúncio

Mantendo o foco você chega lá. E quando chegar ao topo e alcançar a sua liberdade financeira vai perceber que valeu a pena. E sabe qual é a grande probabilidade?

De você continuar trabalhando, talvez até em dobro, não porque precisa, mas sim porque você está fazendo o que sempre quis. Pessoas podem se inspirar em você, na sua história e trajetória e a vontade de fazer a diferença na vida das pessoas vai te fazer crescer ainda mais.

Por isso não adianta tentar pular etapas, tudo que vem fácil, vai fácil. Faça seu próprio caminho sem atrapalhar o caminho do outro. Todos nós temos a capacidade de fazer a diferença nesse mundo e ganhar o nosso próprio espaço.