Anúncio

Saiu agora pouco a decisão do governo federal de como funcionará o novo programa que dá desconto na conta de luz.

O programa funcionará para consumidores residenciais e de pequenos negócios que reduzirem de forma voluntária o consumo de energia.

A princípio iniciará em setembro com previsão de acabar em dezembro, podendo ou não ser prorrogado.

Anúncio

Ganhará o bônus quem diminuir o consumo em, no mínimo, 10% em comparação ao ano passado. O desconto vai valer até uma redução de 20%.

O desconto será de R$ 0,50 por cada quilowatt-hora (kWh) do volume de energia economizado dentro da meta de 10% a 20%. Quem economizar menos que 10% não receberá bônus, e quem economizar mais que 20% não receberá prêmio adicional.

O programa será vantajoso tanto para o governo quanto para os consumidores. Os recursos do desconto vão sair do Encargo de Serviços do Sistema (ESS), taxa que é cobrada nas tarifas de energia de todos os consumidores. Ou seja, o bônus é custeado pelos próprios consumidores, não necessitando de verba extra do governo.

Segundo o portal G1, hoje às 20h30 o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fará um pronunciamento em rede nacional de televisão e rádio convidando a população a aderir ao programa de redução de consumo.

Anúncio

Essas são soluções que o governo vem buscando para evitar futuros apagões devido à crise hídrica do país.