Anúncio

Como você vê sua aposentadoria no futuro? Para você, esse vai ser o fim ou o começo da sua vida? Se você acha que encerrar a carreira profissional significa o fim dos desafios e que só falta tricotar e cochilar em uma cadeira de balanço, engana-se. A aposentadoria é algo inevitável, mas ela pode ser aquilo que você planejar. Confira algumas dicas de como fazer isso:

Aceite que ela irá chegar

É melhor começar o processo de planejamento do zero, o que significa perceber que algum dia sua aposentadoria chegará. Não importa em que fase da sua vida você esteja hoje, chegará o dia em que você não terá que trabalhar. Em vez disso, você terá bastante tempo livre.

Descubra suas paixões

Sim, tempo livre! Salvação para alguns, dor para outros. O que você pretende fazer com tantas horas de sobra?

Anúncio

Se você tem algumas paixões que hoje não realiza por falta de tempo, certamente esse será o melhor momento. Caso ainda não saiba quais são suas paixões, agora você terá tempo para descobrir. Portanto, vamos ampliar um pouco seus interesses e desenvolver novos hábitos.

Mesmo que você ainda esteja longe da aposentadoria, não há nada que o impeça de pensar a respeito. Não precisa ser uma paixão louca, apenas pense em como você gostaria de passar seu tempo livre agora. E então basta planejar para executar no futuro.

Encontre o seu lugar

A quem sonhe em morar no litoral pra poder caminhar na beira da praia todos os dias. Para outros uma vida tranquila no campo é o mais adequado. E tem ainda aqueles que sonham em um dia virar nômades e viajar pelo mundo a fora.

Para onde você vai é você que tem que decidir. E o quanto antes este planejamento estiver na sua mente, mais tempo você terá para se programar financeiramente.

Nunca é tarde para começar

Anúncio

O excesso de tempo livre e a disposição para agir também podem ser usados ​​de outras maneiras. Lembre-se que nunca é tarde para começar algo. Por exemplo, começando seu próprio negócio. Pode ser um pequeno empreendimento, com algo que pode ser até feito em casa.

Essa pode ser ainda uma ótima maneira de ganhar um extra na aposentadoria e provar que é um empresário.

Cuide de suas finanças

O que preocupa as pessoas que já levam a sério a aposentadoria é as Finanças. O salário de um aposentado que depende exclusivamente da previdência social é muito baixo. E com as novas mudanças na legislação, quem tem 20 anos hoje tem a chance de nem conseguir receber essa aposentadoria um dia.

A melhor solução para isso é economizar regularmente, esta é a maneira mais eficaz e segura de se aposentar sem medo após seu último dia de trabalho.

E aqui não podemos apenas pensar em esconder dinheiro embaixo do colchão. A melhor forma é depositar em uma conta poupança todos os meses uma quantia que não sobrecarregue muito o seu orçamento mensal. E posteriormente investir esses valores a cada período de tempo. Em 20 anos, você será muito grato a si mesmo por isso.

Mude sua perspectiva

Se você cuidar de suas próprias finanças e planejar usar seu tempo, a aposentadoria realmente não será tão ruim. Você apenas tem que parar de ver isso como férias forçadas e começar a vê-lo como uma chance de viver sem pressa, sem precisar levantar de manhã e sem patrão. Olhando por essa perspectiva, a aposentadoria parece um pouco melhor, certo?

Para quem já está próximo ou já chegou à tão esperada aposentadoria, aproveite esse momento. Procure fazer aquilo que você tanto sonhou mais nunca conseguiu. Esse é o melhor momento para realizar aqueles sonhos guardados no armário.

E para os jovens, usem o tempo ao seu favor para se preparar para esse momento. Comece a plantar seu jardim desde já, para lá na frente poder ter uma linda colheita.