Investir significa pegar parte de sua renda disponível ou aquele dinheiro acumulado na poupança e comprar ativos que geram valor com o passar do tempo como títulos públicos, ações, fundos imobiliários, ETFs, Bitcoin, ouro e etc. A ideia por trás disso é proteger seus próprios ativos e, idealmente, obter mais do que você investe.

Você decide por si mesmo como e quais quantias de dinheiro deseja investir. Antes de começar a investir seu dinheiro, no entanto, há algumas coisas que você precisa saber.

Quem pode investir dinheiro?

Em princípio, qualquer pessoa que tenha uma conta bancária pode investir dinheiro. A maioria das plataformas de negociação, por exemplo, exige uma idade mínima de 18 anos para atender aos requisitos de legitimação. Se você tem menos de 18 anos, precisa de permissão dos responsáveis legais para poder começar a investir.

Ninguém nunca será “novo ou velho demais” para investir dinheiro. Contanto que você seja inteligente e prudente com seus investimentos e mantenha dinheiro suficiente para quitar seus débitos e tenha uma reserva de emergência, ainda poderá obter uma receita de investimento lucrativa. Como você investe dinheiro também depende de sua idade e situação financeira.

Crie seu próprio orçamento

A regra geral para investidores inexperientes é investir apenas tanto dinheiro quanto você está disposto a perder no pior cenário. Em outras palavras, não invista cada centavo de suas economias na esperança de obter um retorno imediato. Pelo contrário, você nunca deve comprometer seu futuro financeiro ao investir.

Primeiro, é uma boa ideia criar seu próprio orçamento que mostre seus ativos e passivos, ou seja, quanto dinheiro você ganha e gasta regularmente. Depois de calcular sua renda disponível, o dinheiro que sobra depois de pagar contas e necessidades, você pode decidir quanto desse total deseja investir.

Um manuseio seguro e consciente de suas finanças facilita muito o acesso ao investimento. Você também deve ter pagado todas as dívidas antecipadamente. Lembre-se de que você tem dinheiro suficiente em seu “fundo de emergência” para ter uma proteção em caso de perda inesperada de renda. O orçamento para suas finanças pessoais é a base para alocar seu dinheiro, seu bem-estar financeiro e para alcançar seus objetivos financeiros.

Como regra geral, nunca invista dinheiro que você não pode perder.

Pesquise antes de investir

Antes de fazer qualquer investimento, reserve um tempo para revisar suas finanças, determinar quanto de sua renda está disponível para investimento e quais tipos de investimentos são mais adequados às suas necessidades pessoais.

Confira algumas questões para pesquisar e pensar:

Em que tipo de classe de ativos eu quero investir?

Existem diferentes tipos de classes de ativos. Os mais populares incluem, por exemplo, ações, títulos, imóveis e ativos digitais, como criptomoedas. Ao fazer sua pesquisa, é uma boa ideia desenvolver uma compreensão geral de todas as classes de ativos em que você está pensando em investir.

Estude as diferentes classes de ativos, saiba quais fatores determinam o preço de um ativo e, acima de tudo, como você pode manter seus ativos seguros. Defina por si mesmo quanto risco você quer assumir com seu investimento.

Como vejo o risco do investimento?

Sua atitude em relação ao risco depende de sua situação pessoal. Os jovens, por exemplo, são mais propensos a investir em ativos de maior risco do que as pessoas que estão prestes a se aposentar e precisam do dinheiro de seus investimentos para a aposentadoria. O nível de risco que você está disposto a correr depende de muitos outros fatores, e não existe uma regra única para todos.

Quanto dinheiro devo investir?

Tudo depende de você e sua renda. Você não precisa investir todo o seu dinheiro de uma vez, você também pode criar um plano de poupança e assim se beneficiar do chamado efeito custo médio. Você investe pequenas quantias mensais em um ativo de sua escolha para gerar lucro em longo prazo. Esse plano de poupança é adequado para investidores que desejam reduzir os efeitos das flutuações de preços no mercado.