Anúncio

Você cresceu acreditando que os acionistas são executivos de meia-idade que usam terno e gravata e analisam gráficos de negociação o dia todo? Bem, alguns acionistas provavelmente se encaixam nesse quadro, mas, em princípio, quase qualquer pessoa pode se tornar acionista de uma empresa pública.

Quando você investe parte de sua renda comprando ações de uma empresa, significa essencialmente que você é coproprietário da empresa e parte do valor da empresa, ou seja, você é um acionista.

Como me torno acionista?

Basicamente, quando você compra ações de uma empresa, você se torna um acionista. No entanto, há várias coisas a considerar antes de começar a investir em ações, especialmente se você for iniciante. Dois pontos principais são:

Certifique-se de ter suas finanças pessoais bem organizadas

Anúncio

Você deve certificar-se de que seu orçamento doméstico está configurado e em ordem, que você não tem dívidas de cartão de crédito, que tem uma conta poupança e que sabe como economizar para investimentos.

Você deve saber por que está comprando ações

Ao comprar ações emitidas por uma empresa, você se torna co-proprietário de uma participação na empresa. A empresa emite ações para arrecadar fundos para seu crescimento contínuo e aumentar seu valor. Se você possui ações de uma empresa e a empresa está indo bem, você também ganhará dinheiro.

Antes de investir em ações, você deve saber como pode se beneficiar delas. Existem duas maneiras de ganhar dinheiro com ações: você espera até poder comprá-las a um preço relativamente baixo e, em seguida, vendê-las em um corretor para obter lucro após o preço subir, ou você recebe uma pequena parte dos lucros da empresa como dividendo.

Onde você pode comprar uma ação de uma ação?

Se você deseja se tornar um acionista e começar a negociar na bolsa de valores, precisa abrir uma conta em uma corretora para poder comprar e vender ações.

Anúncio

Uma bolsa funciona de maneira semelhante a uma casa de leilões: compradores e vendedores interessados ​​inserem através do home broker o preço pelo qual estão dispostos a vender ou comprar e se os dois preços corresponderem, a ordem é executada.

Atenção

Como a compra de ações de uma empresa faz de você um “acionista”, é do seu interesse que uma empresa seja bem administrada e esteja pronta para crescer, a fim de gerar retornos de longo prazo sobre seu investimento.

Portanto, invista apenas dinheiro que você pode prescindir no futuro próximo. Antes de comprar qualquer ação, você também deve se certificar de que está disposto a investir tempo para revisar regularmente o desempenho da empresa em que está investindo.