Alugar ou comprar uma casa é uma decisão muito importante. Essa decisão afeta não apenas quanto dinheiro você tem no final do mês, mas também seu estilo de vida e o valor do dinheiro que você economizou ao longo de muitos anos.

Existem muitas vantagens e desvantagens em comprar e alugar uma casa. Comprar uma casa é um investimento de longo prazo, que pode se tornar um fardo se não estiver dentro do seu orçamento. Se pretender contratar um financiamento habitacional e os pagamentos mensais estiverem acima do seu orçamento, isso também poderá ocasionar muitos problemas para toda a família.

Por outro lado, se for inquilino, se tiver algum problema com a casa ou se quiser mudar de acordo com as suas necessidades, pode fazer facilmente. No entanto, todos os seus pagamentos de aluguel vão para o proprietário, não para uma propriedade que futuramente será sua.

Esse é o maior mito que circula sobre o aluguel é o ditado “você joga dinheiro fora todo mês” quando aluga uma casa. Mas, não é bem desta forma que deveria ser visto. Em primeiro lugar, você precisa de um lugar para morar e sempre custará certa quantia de dinheiro. E embora seja verdade que você não cria seu próprio patrimônio com pagamentos mensais de aluguel, você não pode criar patrimônio com a maior parte do dinheiro necessário para possuir uma casa.

Mais um ponto a ser pensado é em casos de reformas, que são necessárias, pois sempre haverá depreciações no longo prazo que precisam ser melhoradas. Por exemplo, se você tem uma casa e houver um problema com o telhado, você precisar fazer isso, essa reforma pode custar muito caro e estar fora do seu orçamento. No entanto, quando há um problema com o telhado enquanto você é inquilino, esses custos são do proprietário.

Outra desvantagem na hora de alugar são as restrições impostas pelos proprietários ou imobiliárias. Por exemplo, quando você quer pintar a casa, ter um animal de estimação ou fechar a varanda aberta, na maioria das vezes os proprietários não aceitam essas mudanças. Mas você pode derrubar a parede que quiser em sua própria casa e ter quantos animais de estimação quiser.

Possuir uma casa própria também está muito ligado a questões emocionais. A casa própria cria uma sensação satisfatória de estabilidade espiritual nas pessoas. O desejo de “ter algo” e a felicidade de poder comprá-lo é muitas vezes um dos precursores mais importantes do nosso desejo de possuir uma casa.

Para algumas pessoas estar dentro da própria casa significa ter a liberdade de fazer o que quiser, criando laços afetivos e duradouros. Em contrapartida existem aquelas pessoas que não gostam de criar raízes em um único lugar, preferem ter a liberdade de morar aonde quiser a qualquer momento.

Se você não for usar muito a casa (se estiver viajando constantemente, estando em casa apenas alguns dias por semana), comprar uma casa pode não fazer muito sentido. Despesas (incluindo contas, reformas) incorridas em uma casa que você não usa podem se tornar uma despesa extra para você. Se procura uma casa que irá utilizar como hotel, o aluguel é uma opção muito mais vantajosa.

Embora o pagamento mensal de um financiamento imobiliário seja semelhante ao custo mensal do aluguel, o custo total de possuir uma casa geralmente é maior do que o custo total do aluguel. No entanto, ambos têm seus prós e contras e compete a você avalia-los e determinar o que está dentro dos seus propósitos de vida.

Vantagens do aluguel:

  • Os custos de reformas necessárias na casa são do proprietário da casa;
  • É uma opção de baixo custo se você não voltar para casa com frequência.
  • Está claro quanto você pagará pela casa todos os meses.
  • Se você quiser se mudar para outro lugar, pode se mudar para outro apartamento sem problemas.
  • Mesmo que o prédio em que você mora perca valor, isso não refletirá negativamente em você.

Desvantagens do aluguel:

  • Você pode ter que desocupar o apartamento de repente a pedido do proprietário.
  • Você pode enfrentar um aluguel alto devido à demanda na região.
  • Você pode ter que esperar um pouco por tarefas domésticas, como reformas.
  • Devido às restrições impostas pelo proprietário, você pode não conseguir realizar alguns de seus desejos, como fazer mudanças na casa, manter um animal de estimação.
  • Você pode ter que pagar um caução quando mudar de casa e pode não receber o depósito integral quando sair de casa.

Vantagens da casa própria:

  • Os pagamentos mensais do seu empréstimo à habitação irão para a sua casa.
  • Possuir uma casa dá uma sensação de conforto e segurança, principalmente quando você se aposenta.
  • Se você quiser vender sua casa quando os preços das casas subirem, você pode obter um grande lucro.
  • Você pode decorar sua casa e jardim como desejar.
  • Possuir uma casa é espiritualmente satisfatório e você deixa uma propriedade de si mesmo para trás.

Desvantagens de possuir casa própria:

  • Sua casa pode perder valor e danificar ao longo do tempo por vários motivos.
  • Todos os custos de reformas da casa pertencem a você.
  • Tem que pagar muitos impostos.
  • Se tiver de vender a sua casa, poderá ser afetado por muitos fatores negativos e poderá não conseguir vendê-la ao preço que pretende.

Conclusão

Qual opção é melhor para você não é apenas sobre dinheiro, mas também sobre seu conforto, seus desejos, sua vida e sua visão. Deixe de lado os mitos que dizem que possuir sempre faz mais sentido em longo prazo, que alugar é jogar dinheiro fora. Pense também nos fatores envolvidos nessa escolha. Lembre-se, possuir ou alugar uma casa não é apenas uma decisão financeira, mas também emocional.