Anúncio

O principal objetivo de toda empresa é aumentar o seu nível de vendas. No entanto, realizar atividades de marketing é uma tarefa extremamente difícil para muitas empresas. Isso se deve principalmente à enorme concorrência nas indústrias mais populares. Uma das formas de adquirir clientes de forma eficaz e aumentar o nível de vendas é utilizar o chamado “funil de vendas”.

O conceito de “funil de vendas” é de grande importância quando o assunto é marketing digital. Graças a esse conceito estranho, é possível transformar seu negócio do zero em uma grande empresa que pode valer milhões. Além disso, existem até pessoas que se especializaram nesse conceito e fizeram carreira em torno do “funil de vendas”.

O que é um Funil de Vendas?

O funil de vendas consiste em uma série de processos de marketing divididos em etapas, cujo objetivo é levar efetivamente os clientes em potencial do interesse em um produto/serviço até a finalização da transação, ou seja, utilizar o serviço proposto ou adquirir determinado produto.

Anúncio

Para entender o funil de vendas, considere um funil real. Um líquido é derramado da parte superior do funil e, como a parte inferior é mais estreita, é mais fácil transferir o líquido para um recipiente de boca estreita.

O mesmo vale para as vendas. Embora 500 pessoas acessem seu site de comércio eletrônico por dia, a maioria dessas pessoas não faz compras.

O funil de vendas é composto por muitas etapas e métodos, que ajudam você a direcionar as pessoas que entram no seu site de comércio eletrônico para comprar.

Você pode aquecer as pessoas que visitam seu site com coisas como histórias, vídeos, promoções de produtos e etc. No entanto, muitas pessoas não querem comprar em um site que visitam pela primeira vez. Leva tempo para as pessoas te conhecerem. É por isso que o método do funil de vendas se baseia em experiências de construção de relacionamento. Ele permite que você entre em contato com as pessoas.

Anúncio

Funis de vendas bem construídos permitem determinar a duração do ciclo de vendas e, assim, criar um plano de ação que permita atingir sua meta de negócios. Além disso, esse funil também permite avaliar a eficácia das ações realizadas até o momento e conhecer as reais necessidades e expectativas dos clientes em potencial.

Vale a pena usar um funil de vendas?

Embora exija algum trabalho e esforço, um funil de vendas bem preparado traz muitos benefícios. Os mais importantes deles são:

  • a capacidade de planejar com precisão as atividades realizadas em vários estágios de vendas,
  • criar um sistema uniforme de avaliação e promoção de leads adaptado às necessidades da empresa,
  • acompanhamento constante da eficácia das vendas realizadas em determinado momento,
  • a capacidade de analisar facilmente a eficácia das atividades realizadas em cada etapa do funil,
  • conhecer o momento em que os clientes mais frequentemente desistem da transação, o que permite corrigir as atividades realizadas nesta fase.

Assim, o funil de vendas facilita a seleção de técnicas de vendas e geração de leads, e ao mesmo tempo permite distinguir um grupo de clientes em que você deve focar mais, indica destinatários não interessados ​​na oferta, economiza tempo e facilita o acompanhamento das ações tomadas e sua eficácia.

Ao analisar as diversas etapas do funil de vendas, você pode acompanhar a taxa de conversão em cada fase de vendas. Controlar o número de destinatários em níveis individuais permite definir uma estratégia que vale a pena focar, analisar a qualidade dos clientes, a eficiência do departamento de vendas e identificar atividades das quais é melhor desistir.

Um funil de vendas bem otimizado é, portanto, a chave de ouro para o sucesso do marketing digital do seu negócio.