Anúncio

Quando se trata de criar filhos, a maioria dos pais espera ansiosamente pela adolescência, seja por vontade de que o filho cresça logo ou medo. Mas não importa em que lado você esteja, o objetivo final ainda é o mesmo: ajudá-los a se tornarem contribuintes bem-sucedidos para a sociedade. Mas o que isso significa?

Significa mostrar a eles a realidade de quando se trata da idade adulta, coisas como acordar na hora, tomar banho regularmente e aprender a fazer um orçamento. Agora é a hora de começar a ensinar aos adolescentes sobre dinheiro, como ganhá-lo, economizá-lo e gastá-lo com sabedoria.

Como ensinar a economizar?

Os adolescentes devem estar envolvidos em alguns planos de orçamento familiar. Compartilhar com o adolescente informações sobre contas que são pagas regularmente pela família, discutir com o adolescente quais despesas o adolescente pode pagar parcial ou integralmente. Tente cumprir o acordo de pagamento por alguns meses e veja o quanto os gastos de seu filho se tornam mais conscientes;

Anúncio

Desde crianças é interessante deixar os filhos irem às compras com uma lista e uma quantidade mais ou menos medida.

Pense em seu filho adolescente como um adulto em treinamento. Se você quer que seu filho adolescente cresça como um ser humano independente e responsável, você terá que mostrar a ele como.

Comece não dando dinheiro para cada crise de carência que eles passam ou dando tudo o que pedem. Os adolescentes tem em mente que insistindo por algo os pais irão ceder ou conseguir dinheiro para comprar o que desejam.

Como ensinar a gastar?

Ensiná-los a gastar dinheiro também é importante. Só porque eles têm dinheiro não significa que eles precisam gastar tudo o que tem.

Anúncio

Ensine a ter metas de economia de longo prazo. Trabalhe com eles na criação de um plano para o dinheiro deles: por exemplo, o que eles precisam para comprar um carro, ou fazer uma viagem dos sonhos e o que precisam economizar. A exposição precoce ao estabelecimento de metas ajuda a sobre ter paciência e visão, duas coisas que eles precisarão na vida.

Peça para o seu filho avaliar os seus gastos semanais. Quanto gasta com lanches, cinema, jogos e etc. Quando não é a própria pessoa que paga fica difícil entender o preço das coisas. Estipule um valor mensal para o seu filho e deixe-o organizar suas finanças.

Educando para ganhar dinheiro

Algumas décadas atrás os adolescentes já podiam trabalhar desde cedo. Hoje as leis trabalhistas mudaram um pouco, mas existem muitas oportunidades de jovem aprendiz a partir de 16 anos.

Estimule o seu filho a trabalhar e obter o seu próprio dinheiro. Mesmo que você tenha condições de manter mais três gerações financeiramente, o trabalho é muito importante para a formação de um adulto responsável.

É através do trabalho que ele vai entender que o dinheiro não cai do céu, e é preciso lutar para conseguir as coisas. Assim ele vai aprender a dar valor ao que tem, evitando consumos desnecessários.