Anúncio

Análise Fundamental é um método de avaliação feito levando em consideração todos os fatores quantitativos e qualitativos em macro e micro escalas que podem afetar o valor de uma ação. O objetivo final da análise fundamental é medir o valor intrínseco de uma ação ou qualquer título.

O verdadeiro valor de uma ação está intimamente relacionado à lucratividade dessa empresa, pois sem lucratividade não é possível esperar um fluxo de caixa estável de uma empresa. Por esta razão, no método de análise fundamentalista, os fatores que podem afetar a rentabilidade de longo prazo da empresa são analisados ​​em conjunto, e tenta-se fazer uma projeção sobre o futuro da empresa.

A análise fundamental inclui essa visão abrangente e orientada para o futuro. Esse método é utilizado especialmente a partir de uma perspectiva de longo prazo do investimento de ações. Também está entre as principais razões pelas quais é frequentemente preferido por muitos investidores.

Qual é o objetivo da análise fundamental?

Anúncio

“Preço é o que você paga e valor é o que você recebe”, diz o bem-sucedido investidor Warren Buffett.

O objetivo da análise fundamental é tentar determinar se o valor que você recebe em seu investimento vale o preço que você paga. Se você sabe o preço da ação que comprou, mas não tem ideia de seu valor, significa que suas informações estão incompletas.

É fato que o conceito de “valor” inclui a subjetividade em um aspecto; mas seguindo uma série de passos no método de análise fundamental, pelo menos um acordo razoável pode ser feito sobre o conceito de “valor” e desta forma o conceito pode ser movido para um território mais concreto e neutro.

O valor intrínseco de uma ação, ou mais geralmente de qualquer instrumento de investimento, deve ser igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros esperados.

Como é feita a análise fundamental

Anúncio

De acordo com a definição acima, o valor de uma ação deve ser o valor presente de seus fluxos de caixa futuros esperados; no entanto, não é fácil fazer uma estimativa precisa dos fluxos de caixa futuros de uma ação. Portanto, cada fator que pode determinar os fluxos de caixa futuros deve ser revisado separadamente durante a realização da análise fundamental.

O desempenho financeiro de uma empresa é moldado pela interação de vários fatores internos e externos; portanto, no método de análise fundamental, enormes quantidades de dados sobre a própria empresa, seus concorrentes, o setor e a economia geral são considerados no valor da empresa de uma perspectiva de impacto.

Obviamente, é importante interpretar os dados macro e levá-los em consideração antes de tomar uma decisão de investimento; no entanto, como essa é uma questão abrangente que precisa ser examinada separadamente.

Entenda o que a empresa faz

Ao fazer uma análise fundamental, não se contente apenas com números e faça alguns experimentos de pensamento livre. Por exemplo, “O que a empresa produz como sua principal fonte de renda?” Você pode começar com uma pergunta e depois imaginar quais seriam os fatores que sustentam ou quebram a demanda futura do produto ou serviço produzido pela empresa.

Qualquer produto ou serviço pode ser muito atraente para você como consumidor; mas isso não é suficiente para mostrar que a produção do produto ou serviço em questão é sempre lucrativa. Porque os custos podem ser muito altos ou podem existir muitas alternativas que vão abalar o trono do produto ou serviço em questão.

Tenha em mente que algumas linhas de negócios podem ser cíclicas. Novamente, a demanda por alguns produtos ou serviços pode ser elástica, indicando que a demanda é sensível à variação de preços.

Analise as vendas

Ao fazer a análise fundamental, é absolutamente necessário verificar se as vendas estão aumentando de ano para ano e, se não, há um problema.

Além disso, é atrativo que o aumento das vendas tenha crescido não apenas em termos nominais, mas também em quantidade. Da mesma forma, o aumento do volume de negócios deve conseguir superar a inflação. Deseja-se que seja acima da taxa, caso contrário não haverá crescimento real.

Lucratividade

Digamos que tudo está indo muito bem no lado das vendas e as vendas estão aumentando constantemente ao longo dos períodos; mas a lucratividade não está aumentando na mesma proporção. Isso seria realmente desmoralizante.

O aumento das vendas deve se refletir de alguma forma na lucratividade e isso está relacionado aos custos. Se o aumento dos custos for consistentemente maior do que as vendas, o efeito do aumento das vendas no desempenho de longo prazo pode desaparecer.

Como está a saúde financeira da empresa?

A saúde vem em primeiro lugar, assim como a análise fundamental…

Quando falamos em saúde financeira, queremos dizer qual o percentual de dívidas que a empresa possui em sua estrutura de capital, ou seja, quantos de seus ativos são financiados por dívida e quanto por capital próprio.

Imagine uma empresa que tem bilhões de reais em ativos, mas se você olhar para os recursos, 99% desses ativos são financiados por dívidas. De fato, em casos extremos como esse, a dívida pode se tornar um fardo pesado para essa empresa.

Enquanto isso, ao avaliar o endividamento da empresa na análise fundamentalista, seria uma abordagem mais adequada e realista fazê-lo considerando a estrutura geral do setor.

Saiba o que seus concorrentes estão fazendo

É sempre bom revisar os pares de uma empresa ao fazer uma análise fundamental. Que tipo de vantagens a empresa tem que seus concorrentes não têm? Por exemplo; pontos de venda exclusivos, vantagem competitiva, produtos de baixo custo, reconhecimento de marca, patentes, concessões, perspectivas futuras, etc. Histórias persuasivas e diferenciadas podem criar uma vantagem competitiva para a empresa.

Além disso, se uma empresa tem uma forte distinção que lhe dá uma vantagem competitiva duradoura, é realmente uma grande coisa.

Conheça a gestão

Outro ponto importante a ser considerado ao realizar a análise fundamentalista de uma empresa é a equipe de gestão da empresa.

As empresas vivem ou morrem por causa das pessoas que as dirigem.  Uma equipe de gestão composta por uma pessoa ou pessoas com méritos pode transformar coisas ruins em boas, ou boas oportunidades podem ser desperdiçados nas mãos de pessoas incompetentes. É por isso que é melhor questionar se todas as empresas em que você investe estão nas mãos de gerentes honestos, talentosos e qualificados.

Antes de investir em uma empresa, reserve um tempo para conhecer a gestão da empresa e garantir que a visão de quem tem voz na gestão seja suficiente para mover a empresa com confiança para o futuro.

Conclusão

Como percebemos, são várias questões que devem ser analisadas em uma análise fundamental. Aqui vimos algumas, mas, isso não é tudo, porque a análise fundamental é um assunto muito abrangente, e fazer uma análise fundamental adequada requer ser um detetive habilidoso, por assim dizer, e não perder nenhum detalhe.

Conhecer e utilizar métodos como a análise de índices tem um lugar muito importante na fase de avaliação das demonstrações financeiras de análise fundamental.

Mas não tenha medo de uma quantidade tão grande de informações, pois ao fazer uma análise fundamentalista, a questão da seleção de dados se tornará um reflexo para você e você acelerará dia a dia na distinção e no tratamento dos pontos problemáticos.