Anúncio

O primeiro passo para começar qualquer investimento é escolher uma corretora de valores. Hoje temos dezenas delas disponíveis no mercado e esse excesso de opções e ofertas pode dificultar na escolha.

Alguns pontos devem ser analisados na escolha da sua corretora. Por se tratar de um serviço totalmente online os investidores iniciantes podem ficar com medo sobre a confiabilidade do serviço oferecido. Por isso é importante entender algumas questões chaves na hora da escolha.

O que é uma corretora de valores?

Que todos nós que queremos começar a investir precisamos de uma corretora de investimentos você já sabe, mas afinal, o que é essa tal de corretora de valores?

Anúncio

A corretora serve como ponte entre você e o mercado financeiro. São empresas que permitem que você compre e venda ativos disponíveis no mundo dos investimentos.

Através dela você tem acesso a todos os tipos de investimentos como títulos públicos, títulos privados, fundos de investimentos e ativos da renda variável que são negociados dentro da bolsa de valores como ações, ETFs, fundos de investimentos e etc.

Como saber qual é a melhor?

O fato é que não existe a melhor corretora. O que existe são corretoras que oferecem serviços distintos, então determinada corretora pode ser a boa para você, mas não é um padrão para todos.

Você precisa saber quais são as suas necessidades. Tudo depende da sua estratégia de investimentos. Você pretende investir em ativos de renda fixa, fundos de Investimentos, fundos imobiliários, renda variável, ou operar como Day trade e etc.

Anúncio

Nem todas as corretoras disponibilizam ou estão credenciadas para todos os serviços. Algumas oferecem opções melhores, são mais focadas em determinado tipo de investimento.

Diferentes corretoras disponibilizam diferentes serviços. Geralmente iniciamos com corretoras maiores, por se sentir mais seguros, mas depois migramos para menores. Ou simplesmente mudamos porque aquela corretora não faz mais sentido para o tipo de investidor que você se tornou.

Pontos a ser analisados

Podemos escolher uma corretora analisando 4 pontos importantes:

1 Checar a confiabilidade da corretora.

Qualquer corretora tem que estar cadastrada na CVM. Isso garante que ela é regularizada.

Então é necessário ver se a corretora tem cadastro na CVM. Entrando no site da CVM é só entrar na parte de regulados e colocar o nome. Se a corretora não está ali, o serviço oferecido não é corretora.

No site da B3 também tem uma listagem completa de todas as corretoras autorizadas.

2 – Chegar às taxas cobradas

Taxa de custodia, a maioria das corretoras não cobra mais.

Taxa de corretagem para operações do Home Broker.

Taxa de Administração do tesouro direto, que muitas também não estão mais cobrando.

Corretora associadas a bancos costumam cobrar taxas muito altas. Os bancos também têm menos opções de investimentos, geralmente costumam oferecer os seus próprios serviços. Como por exemplo os Planos de capitalização que nem são investimentos.

Não faz sentido pagar se tem corretoras que tem taxa de corretagem grátis.

3 Checar a reputação da corretora e nível de serviço dela.

Por isso é importante saber que tipo de serviço você quer para pode entender como cada corretora funciona.

Avaliar serviços como, por exemplo, se ela oferece um assessor de investimentos que te atende individualmente. Como são os canais de atendimento.

Avalie em sites como o Reclame aqui, observando as reclamações, as respostas e a nota.

Provavelmente corretoras maiores vão ter mais reclamações. Por isso é necessário ter senso critico na hora de avaliar. Veja as respostas e a nota.

Procure também vídeos no YouTube sobre as corretoras, lendo os comentários, vantagens e desvantagens de cada uma.

4 Se sentir confortável com os fundamentos da corretora.

É possível conferir essas informações através do site Banco Data –  que apresenta uma base de dados de instituições financeiras. Verifique o relatório das corretoras e entenda a saúde financeira delas. Lucro, prejuízo e etc.

Só posso escolher uma corretora?

Não. Você pode dividir o seu patrimônio em mais de uma corretora. O legal é que dá para aproveitar aquelas com corretagem grátis e testar qual você mais se identifica.

A vantagem é que dessa forma você tem acesso aos relatórios de cada uma. Pode verificar as melhores recomendações e montar uma carteira bem completa e diversificada que atinge os seus objetivos.