continua depois da publicidade

O mês de novembro é cercado de promoções, seja em lojas online ou em lojas físicas a todo o momento somos abordados por promoções que trazem como tema principal aproveite a “Black Friday”.

A Black Friday é uma data que se originou nos EUA e acontece após o feriado de ação de graças. Há algumas histórias envoltas do surgimento desta data. A maioria das pessoas conhece a Black Friday somente como o dia depois do Dia de Ação de Graças, quando as lojas abrem cedo e oferecem várias promoções. Essas lojas geralmente estão “no preto” (lucrativas) naquele dia.

Mas a verdadeira história da Black Friday é mais sombria. O termo “Black Friday” foi usado pela primeira vez em 24 de setembro de 1869, quando dois investidores, Jay Gould e Jim Fisk, aumentaram o preço do ouro e causaram um crash naquele dia. A bolsa caiu 20% e o comércio exterior parou. Os agricultores sofreram uma queda de 50% no valor da colheita de trigo e milho.

Na década de 1950, a polícia da Filadélfia usou o termo “Black Friday” para se referir ao dia entre o Dia de Ação de Graças e o jogo Exército-Marinha. Enormes multidões de compradores e turistas foram para a cidade naquela sexta-feira, e os policiais tiveram que trabalhar longas horas para cobrir a multidão e o trânsito.

No final da década de 1980, “Black Friday” se espalhou nacionalmente com a história de fundo mais positiva do “vermelho para preto”.

Nos EUA a Black Friday se tornou um dos dias de compras mais movimentados do ano. As cadeias de lojas nacionais tradicionalmente oferecem descontos especiais limitados em uma ampla variedade de produtos, em um esforço para atrair os clientes para as lojas, oferecendo ofertas semelhantes online.

E ela não se limitou por ai. Países de diversos continentes passaram a aderir à data, que acontece a quarta sexta-feira de novembro, onde os descontos podem chegar à casa dos 90%, sendo um grande atrativo para diversos tipos de consumidores.

O primeiro ano da Black Friday no Brasil foi realizado em 2010, após cerca de 50 lojas do varejo nacional aderirem a ideia. Atualmente, em sua 11ª edição no Brasil, é difícil encontrar algum empreendimento que não tenha aderido à Black Friday.

Assim como no ano passado, tudo indica que este ano a Black Friday tem uma tendência para o aumento das vendas online por conta da pandemia da Covid-19. Não é a toa que nas redes sociais acompanhamos diariamente diversos anúncios com “Black Friday” bem destacado.

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!