continua depois da publicidade

Conhecer completamente seu cliente é o fator mais importante para alcançar o sucesso no setor de e-commerce. Atualmente, as pessoas que administram um negócio online podem usar muitas ferramentas intuitivas que tornam muito mais fácil ajustar a política de vendas e comunicação às características de um público-alvo específico.

Você quer ter sucesso? Conheça seu cliente.

A enorme popularidade das compras online também aumenta a concorrência. Em alguns setores, o número de lojas é tão grande que chegar aos clientes parece uma tarefa muito difícil.

O que os vendedores precisam ter em mente para ter sucesso? Em primeiro lugar, devem centrar-se numa política de comunicação original e eficiente. A empresa também deve ter os fundamentos básicos a seu favor, como: preços baixos, produtos de alta qualidade, prazos de entrega curtos, atendimento ao cliente eficiente, etc.

Análise do comportamento do cliente é essencial

Invista em ferramentas analíticas para entender as necessidades do cliente. Se tivermos conhecimento sobre a idade, sexo, interesses, decisões de compra ou outras preferências de nossos clientes, seremos capazes de direcionar mensagens com perfis apropriados para eles. Isso, por sua vez, aumentará significativamente a chance de persuadi-los a comprar mais produtos.

Os sistemas modernos de análise das necessidades do cliente permitem a verificação cuidadosa das necessidades do cliente em termos de variedade, preços, métodos de entrega e muitos outros aspectos. Com base neste conhecimento, é possível ajustar o preço e a estratégia do produto, o que certamente contribuirá para o aumento das vendas e redução de custos.

Como traçar o perfil de clientes?

Quanto mais informações tivermos sobre nossos clientes, melhor. A definição de perfil do cliente significa o processo de coleta e processamento de informações sobre nossos clientes. Seu objetivo principal é verificar a motivação, necessidades e expectativas dos clientes.

Como o processo de criação de perfil pode ser iniciado?

É fácil. Por exemplo, uma loja online, pode oferecer aos clientes uma assinatura de newsletter. O usuário então fornece seus dados, como nome e sobrenome, endereço de e-mail, sexo ou idade. Com base nas informações coletadas, mensagens específicas podem ser direcionadas a públicos-alvo.

Por exemplo: para pessoas de 18 a 26 anos pode ser enviadas mensagens mais “à vontade”, e para pessoas de 50 anos um e-mail mais formal.

Quanto mais informações coletarmos sobre nossos clientes, mais fácil será convencê-los a buscar novos produtos e serviços.

Pergunte para não errar

O ditado “quem pergunta não se perde” reflete perfeitamente a especificidade da indústria do comércio eletrônico. A política de comunicação com o cliente certa pode fazer maravilhas. Hoje em dia, toda empresa se comunica com seus clientes não apenas por telefone ou e-mail, pois esses formulários são considerados “cringe”.

Redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e TikTok agora são de grande importância. Configurar um perfil de empresa em pelo menos um site de rede social conhecido parece ser uma necessidade absoluta hoje. Estar no Facebook ou Instagram é uma forma de atingir um público quase ilimitado.

Pessoas na Internet também são mais ousadas do que ao vivo, então se a empresa tiver algum problema, eles com certeza informarão. Todas as sugestões e comentários recolhidos através das redes sociais irão ajudar a melhorar o serviço ao cliente e a adaptar a gama às necessidades atuais dos consumidores.

Apresentação de ofertas com perfil adequado

O setor de comércio eletrônico permite uma análise abrangente das necessidades e do comportamento dos clientes com base nas ofertas que eles visualizaram no passado.

Se durante a última visita uma pessoa viu a oferta de ar-condicionado na sua loja, mas não finalizou a transação, então na próxima visita deverá oferecer-lhe algo semelhante. A implementação do sistema de recomendação tornará os clientes mais dispostos a tomar decisões de compra.

Conclusão

Quanto mais sabemos sobre o comportamento e as necessidades do cliente, mais fácil é para planejar atividades promocionais e de comunicação adequadas. Com base no conhecimento coletado como parte do perfil do cliente, é possível ajustar constantemente o alcance da loja virtual e modificar a política de preços. Portanto, para ter sucesso, conheça seu cliente.

 

 

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!