O final do ano costuma ser o momento que mais gastamos dinheiro. As datas festivas envolvidas nessa época e a famosa “magia” que contagia o natal aumenta a vontade de consumo, seja para as festas em si ou com os presentes para nossos familiares e amigos queridos.
E não tem problema algum em querer presentear quem amamos e demonstrar nosso carinho através de um presente. Isso se torna um problema apenas quando extrapolamos o nosso bolso e vamos além daquilo que podemos com nosso dinheiro.
Presentear é muito bom, mas ficar endividado até metade do próximo ano para pagar esses presentes acaba se tornando um fardo pesado. Por isso, é importante se programar financeiramente para essa época do ano.
Comece com um orçamento
A pior coisa que qualquer pessoa pode fazer é comprar às cegas. Você deve ter uma meta em mente de quanto deseja gastar, quer participe, ou seja, o anfitrião de uma festa de fim de ano. Isso requer um planejamento prévio e a consideração de cada despesa em potencial.
Se você quiser dar uma festa sem gastar muito dinheiro, estabeleça um orçamento com antecedência (e evite o arrependimento). À medida que a época de natal se aproxima você vê as lojas todas enfeitadas e as vendas on-line abrem negócios, você tende a ficar tentado a comprar coisas que não precisa. E assim, você terá gasto mais dinheiro do que pretendia. É por isso que escrever seu orçamento é fundamental. Portanto, faça uma lista de compras e um orçamento separado para comida, decoração, presentes e muito mais. Assim, quando for às compras de fim de ano, sairá com a mente limpa e não perderá de vista os gastos.
Há muita pressão para viver à altura e dar ótimos presentes, viajar nas férias com os amigos e familiares e aproveitar o máximo as festas de fim de ano, mas nenhum gasto vale o custo de dívidas para o próximo ano ou, além disso, problemas financeiros futuros.
Deixe seu cartão em casa enquanto vai às compras
Parece uma ideia ridícula e para pessoas que não sabem se controlar, mas melhor prevenir enquanto é tempo. Olhar para as lojas enfeitadas durante as festas de fim de ano provavelmente o tentará e, impulsivamente, você pode acabar comprando coisas que nunca usaria, especialmente se tiver um cartão de crédito ou débito em mãos – sua fonte de dinheiro ilimitado! Portanto, deixe o cartão para trás e leve o dinheiro com você. Quando você só tiver dinheiro para pagar, pensará duas vezes antes de gastar e evitará se arrepender mais tarde.
Pode parece até ultrapassado, mas uma dica fácil para controlar seus gastos e economizar dinheiro nesta época é usar dinheiro real em vez de cartão. Geralmente é conhecido como “orçamento de envelope”. O truque é sacar apenas a quantia em dinheiro para o qual você fez um orçamento. Depois que essa quantia acabar, resista à tentação de gastar dinheiro que você não tem e pare com isso. Pode ter certeza que isso vai te deixar frustrado na hora que ver aquela bolsa irresistível e não puder comprar, mas, passando toda essa “magia” suas economias vão agradecer.
Seja criativo nos presentes
A situação financeira da maioria das pessoas atualmente pode não ser das melhores, por isso, quanto mais economia, melhor. E é possível sim presentear as pessoas queridas que estejam a nossa volta sem gastar muito, basta ser criativo.
O maior problema é que costumamos deixar tudo para a última hora e por isso perdemos tempo para nos preparar para os presentes de fim de ano. Temos o ano inteiro para pensar sobre isso, mas deixamos para dezembro e na pior das hipóteses, para a semana que antecede o natal.
Um presente tem a função de demonstrar carinho e amor pelo outro e por isso o valor pago deve ser o menos importante. Seja criativo e encontre formas mais baratas de presentear. Na internet existem diversas dicas para presentes que você mesmo pode fazer. Basta colocar as “mãos na massa” e se mexer. Com certeza um presente confeccionado com carinho por você mesmo vai deixar seu ente querido muito feliz e agradecido e o seu bolso também agradecerá.
Conclusão
Estas foram algumas dicas que devem ajudá-lo a economizar dinheiro durante as festas de fim de ano. Você pode ter uma festa de Natal ou Ano Novo maravilhoso com um orçamento limitado. Tudo o que você precisa fazer é estar atento às suas despesas. Gaste dinheiro onde for absolutamente necessário, e opte pelo feito à mão e feito em casa sempre que possível.