continua depois da publicidade

El Savador quer ser conhecida como o paraíso do bitcoin. Após a aprovação da lei que tornou-a o ativo digital uma moeda de curso legal no país, o presidente Nayib Bukele está oferecendo energia renovável, produzida a partir de vulcões, com custo reduzido aos mineradores.

Em seu perfil no Twitter, Bukele adotou os “olhos de laser”, usado em memes que apostam no bitcoin chegando a 100 mil dólares. Foi pelo microblog que o presidente salvadorenho explicou numa postagem em inglês: “Acabo de orientar o presidente da LaGeo (estatal de usinas geotérmicas) para criação de um plano para oferecer nossa estrutura para a mineração de bitcoin com energia muito barata, 100% limpa, 100% renovável, sem emissão [de carbono] a partir dos nossos vulcões. Isso vai evoluir rápido!”.

A estatal LaGeo tem duas usinas geotérmicas no país, capazes de produzir energia a partir do calor produzido pelos vulcões das regiões de Ahuachapán e Usulután. A empresa tem planos para construir novas usinas em outras localidades.

Atualmente, quase 68% da energia produzida em El Salvador é oriunda de fontes renováveis. As geotérmicas são responsáveis por 20% da energia do país. Elas teriam potencial para produzir 644 megawatts, mas atualmente apenas um terço disso tem sido utilizado.

Apostando nisso, em outra mensagem no Twitter, Bukele declarou: “Nossos engenheiros acabam de me informar que cavaram um novo poço, que fornecerá aproximadamente 95 MW de energia geotérmica 100% limpa e com emissão zero de nossos vulcões. Começando a projetar um centro de mineração #Bitcoin completo em torno dele”.

El Salvador é um país sem grandes avanços econômicos nas últimas décadas e o presidente parece estar de olho num setor tem receitas mensais de mais de 1,2 bilhão de dólares, aproximadamente 6 bilhões de reais.

O tema “impacto ambiental” é recorrente nas críticas à mineração do bitcoin. A mais conhecida foi a decisão de Elon Musk em suspender o bitcoin como pagamento dos carros elétricos da Tesla.

Ainda é cedo para saber quais os desdobramentos do anúncio do presidente de El Salvado, mas é provável que  o país atraia investidores de diferentes partes do mundo. O baixo custo da energia geotérmica pode ser um atrativo fundamental, pois é um dos principais custos para as empresas de mineração.

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!