continua depois da publicidade

Nesta terça-feira (21) a companhia aérea Gol (GOLL4) anunciou que assinou um contrato para aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves do Grupo Comporte, que pertence ao acionista controlador da empresa aérea, com a Avalon, de leasing de aeronaves.

Está será uma malha de aeronaves elétricas do tipo eVTOL (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical), um dos modelos mais avançados em táxi aéreo da atualidade, com previsão de início de operações em meados de 2025.

O VA-X4 pode transportar até quatro passageiros e um piloto, com alcance de 160 km (100 milhas) e velocidade máxima de 320 km/h (200 mph). “A aeronave eVTOL também produz 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de decolagem e pouso”, diz em nota, destacando a tecnologia de ponta com parceiros e fornecedores renomados, incluindo Honeywell, Microsoft, Rolls-Royce e Solvay.

De início, a Gol vai fazer um estudo de viabilidade, o que inclui a certificação da aeronave pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que deve também avaliar a infraestrutura necessária para o uso do equipamento no país, ao lado de outras autoridades do setor de aviação. (Fonte: Ig)

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!