continua depois da publicidade

A fundação sem fins lucrativos Dfinity originalmente propôs o Internet Computer em 2008. O projeto de seu fundador, Dominic Williams, era estabelecer uma rede descentralizada como uma solução para combater o que ele via como monopólio da Internet exercido pelas gigantes da “big tech”, como Google, Facebook e Amazon.

Após mais de cinco anos com diferentes propostas, desenvolvimento e testes, a Fundação Dfinity finalmente lançou em 10 de maio de 2021 sua rede descentralizada com token de governança próprio chamado Internet Computer Protocol (ICP). O projeto atraiu vários patrocinadores importantes, como Polychain Capital, Scalar Capital e Andreessen Horowitz.

Por causa disso, a ICP e rapidamente se tornou numa das maiores  criptomoedas do mundo. Dois dias após surgir no mercado, já capitalizava cerca de 36 bilhões de dólares, ficando na oitava posição do ranking de maior valor.

Porém, o otimismo inicial não foi o suficiente para manter os preços altos. Quando esta matéria está sendo escrita, segundo o CoinMarketCap, sua capitalização de mercado é de US$ 3,8 bilhões e cada unidade da moeda vale cerca de 28 dólares. Veja os preços atualizados aqui.

A moeda digital da Dfinity desde o início afirma ter como objetivo superar a Ethereum. Na verdade, se apresenta como uma versão melhorada do Ethereum, destacando a maior velocidade de transação. Justifica a agilidade por ser o primeiro “computador blockchain”, graças à utilização de sua tecnologia  de criptografia Chain Key.

Segundo analistas, a Internet Computer pode ser uma oportunidade de investimento para os que acreditam na “vantagem do segundo”. Isto é, quando um concorrente aproveita a inovação de seu antecessor para superá-lo. No passado, o Ethereum enfrentou muito problemas por atrasos no desenvolvimento, enquanto seus desenvolvedores alegavam problemas de escalabilidade e a ICP afirma não ter essas dificuldades.

Como funciona a ICP?

A blockchain do Internet Computer funciona em uma rede otimizada para contratos inteligentes e finanças descentralizadas (DeFi). Sua blockchain pioneira é totalmente adaptável, controlada por um sistema de governança algorítmico descentralizado chamado Nervous Network System (NNS). Assim, o Internet Computer Protocol funciona como um protocolo descentralizado avançado que alimenta a plataforma de desenvolvimento de software público criada por essas rede de centros de dados independentes.

Como o nome sugere, a ICP ajuda o NNS a unir o poder de computadores individuais em todo o mundo em um universo unificado. Seu software nativo pode ser baixado e executado, oferecendo todas as vantagens de segurança e descentralização dos contratos inteligentes. Além disso, seu protocolo pode ser integrada a outros protocolos de Internet, como DNS, e oferecer uma experiência direta ao usuário por intermédio de navegadores da web e smartphones.

A rede da ICP é formada por uma hierarquia de blocos de construção em uma cadeia. Na base estão os centros de dados independentes, que hospedam nós de hardware dedicados. Esses centros e seus nós são agrupados para formar sub-redes. Nessas sub-redes são hospedados os contêineres de software Web3 – unidades de computação interoperáveis ​​que contêm código e outros dados.

As sub-redes são gerenciadas pelo NNS, que serve como um gateway de permissão de governança aberta para os data centers que desejam ingressar no ICP. O NNS monitora máquinas de nó para identificar eventuais desvios dos padrões de rede Internet Computer. Ao mesmo tempo, gera recompensas para os usuários, na forma de contas de poupança que operam e participam do sistema.

Token ICP

O ICP é um token utilitário que permite que os usuários participem e controlem a rede blockchain da Internet Computer. De acordo com seu blog oficial, ICP será a primeira blockchain que pode hospedar sites, sistemas, serviços de Internet e sistemas financeiros inteiros que foram construídos inteiramente a partir de contratos inteligentes, sem nenhum sistema privado.

Por exemplo, se você fosse criar um site usando a blockchain ICP, não precisaria pagar um serviço de hospedagem para seu site, pois isso será feito dentro do próprio blockchain.

Ela afirma que os serviços em nuvem não serão mais necessários para criar DApps. Além disso, o DFINITY promete que todos os aplicativos e sistemas serão executados em velocidades da web, os aplicativos serão eficientes e a blockchain ajudará DApps e sistemas num escalonamento sem limites.

Se o ICP realmente cumprir essas promessas, o token ICP tem o potencial de se tornar um dos mais valiosos do planeta. A escalabilidade, acessibilidade e segurança que o ICP oferece até o momento são incomparáveis ​​no mercado. Já provou ser capaz de cumprir os objetivos que sua equipe de desenvolvedores prometeu atingir.

Uma grande atualização futura será o uso de chips utilitários ICP no esquema de governança descentralizada. Também há planos para adicionar mais nós às suas redes até 2030, que aumentará a velocidade e a segurança da rede em um futuro próximo.

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!