Tether é uma criptomoeda baseada em blockchain lastreada por uma quantidade equivalente de moedas fiduciárias tradicionais, como o dólar, o euro ou o iene japonês, mantidas em uma conta bancária designada. Tether tokens, os tokens nativos da rede Tether, são negociados sob o símbolo USDT, que literalmente acrescenta as iniciais da moeda a United States Dollar (USD).

Compreendendo o Tether (USDT)

Tether está entre as criptomoedas chamada stablecoins, literalmente “moedas estáveis”. Essas criptomoedas, geralmente não são afetadas pelas grandes oscilações observadas nos preços de outros cripto ativos populares como Bitcoin e Ethereum. Isso permite que sejam usadas como um meio de troca e um modo de armazenamento de valor e não um tipo de investimento especulativo.

Essa cripto pertence especificamente à categoria de stablecoins com garantia fiduciária. Isso significa que uma moeda real apóia cada criptomoeda em circulação. Outras categorias de stablecoin incluem as cripto-colateralizadas, que usam reservas de criptomoedas como garantia. Já as stablecoins sem garantia operam de forma semelhante à de um banco de reserva, mantendo o fornecimento necessário de tokens, dependendo da situação econômica.

O Tether foi projetado especificamente para construir a ponte necessária entre moedas fiduciárias e criptomoedas e oferecer estabilidade, transparência e taxas mínimas de transação aos usuários. Está atrelado à moeda norte-americana e mantém uma relação de 1 para 1 com o dólar em termos de valor. No entanto, não há garantia fornecida pela Tether Ltd. para qualquer direito de resgate ou troca de Tethers por dinheiro real – ou seja, eles não podem ser simplesmente trocados por dólares americanos.

De acordo com um estudo da CryptoCompare, analista de dados de mercado de criptomoedas, a negociação de bitcoin para Tether ainda representa a maioria do BTC negociado em fiat (fiduciárias) ou stablecoin. Em fevereiro de 2021, 57% de toda a negociação de bitcoins foi feita em USDT. Sendo assim, apesar do surgimento constante de novos tokens, o Tether continua sendo uma importante fonte de liquidez para o mercado de criptomoedas.

O Tether foi lançado como de RealCoin em julho de 2014 e rebatizado em novembro com o mesmo nome da Tether Ltd., empresa responsável pela manutenção dos valores de reserva da moeda fiduciária. Foi negociado pela primeira vez em fevereiro de 2015.

Controvérsia

Em novembro de 2017, o Tether foi supostamente hackeado e teve US$ 31 milhões em moedas roubadas. A partir daí, um hard fork foi executado. No início do ano seguinte, atingiu outro obstáculo, pois ficou evidenciado que a auditoria necessária para garantir que a reserva de dinheiro do mundo real fosse mantida nunca ocorreu.

Após uma intimação de reguladores dos EUA para Bitfinex e Tether, Tether ordenou uma auditoria não oficial, que descobriu que stablecoin tinha a quantidade adequada de dólares de apoio.

A decisão foi anunciar que estavam rompendo com a firma de auditoria, após o que foi emitida uma intimação da agência reguladora norte-americanas. A acusação era de falta de transparência.

Em abril de 2019, a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, acusou a iFinex Inc., empresa-mãe da Tether Ltd. e q operadora da bolsa de criptomoedas Bitfinex, de ocultar uma perda de US $ 850 milhões de clientes mesclados e fundos corporativos de investidores. Os processos judiciais indicam que esses fundos foram doados a uma entidade panamenha chamada Crypto Capital Corp. sem a existência de um contrato ou acordo, para lidar com os pedidos de retirada de clientes. A Bitfinex supostamente tirou pelo menos US $ 700 milhões das reservas de caixa de Tether para esconder o rombo depois que o dinheiro ‘sumiu’.

Em nota, as empresas afirmaram que os autos “foram redigidos de má-fé e estão repletos de falsas afirmações. Pelo contrário, fomos informados de que esses valores da Crypto Capital não foram perdidos, mas estão, de fato, apreendidos e salvaguardados. Nós estamos trabalhando ativamente para exercer nossos direitos e recursos e liberar esses fundos. Infelizmente, o escritório do Procurador-Geral de Nova York parece ter a intenção de minar esses esforços em detrimento de nossos clientes”.

Os tokens de tether podem ser negociados nas principais exchanges (corretoras) de criptomoedas, incluindo Binanace, CoinSpot, BitFinex e Kraken.

Perguntas comuns sobre o Tether

Para que usar o Tether?

O tether é útil para investidores em criptografia porque oferece uma maneira de evitar a extrema volatilidade de outras criptomoedas. Além disso, ter USDT (ao invés do dólar americano) remove os custos de transação e atrasos que prejudicam a execução do comércio dentro do mercado de criptografia.

Como faço para comprar USDT?

Os tokens de tether são negociados nas principais exchanges de criptomoedas populares que incluem Binanace, CoinSpot, BitFinex e Kraken.

Qual é o ponto do token token?

Tether (USDT) oferece uma maneira para os investidores evitarem a extrema volatilidade das outras criptomoedas. Ao mover o valor para o USDT, um trader pode reduzir seu risco de exposição a uma queda repentina no preço das criptomoedas. Também é muito mais rápido e barato transferir o BTC para o Tether que para dólar americano.

O Tether é um Stablecoin?

Sim, o Tether é a primeira e mais conhecida stablecoin no mundo criptográfico. Outros stablecoins incluem True USD (TUSD), Pazos Standard (PAX) e USD Coin (USD).

Como o Tether permanece com US$ 1?

Embora o Tether tenha caído para menos de US $ 1 no passado, o stablecoin é capaz de reter seu valor porque está atrelado a uma moeda fiduciária correspondente e 100% respaldado pelas reservas do Tether.

Exit mobile version