O principal objetivo de toda empresa é aumentar o seu nível de vendas. No entanto, realizar atividades de marketing é uma tarefa extremamente difícil para muitas empresas. Isso se deve principalmente à enorme concorrência nas indústrias mais populares. Uma das formas de adquirir clientes de forma eficaz e aumentar o nível de vendas é utilizar o chamado “funil de vendas”.
O conceito de “funil de vendas” é de grande importância quando o assunto é marketing digital. Graças a esse conceito estranho, é possível transformar seu negócio do zero em uma grande empresa que pode valer milhões. Além disso, existem até pessoas que se especializaram nesse conceito e fizeram carreira em torno do “funil de vendas”.
O que é um Funil de Vendas?
O funil de vendas consiste em uma série de processos de marketing divididos em etapas, cujo objetivo é levar efetivamente os clientes em potencial do interesse em um produto/serviço até a finalização da transação, ou seja, utilizar o serviço proposto ou adquirir determinado produto.
Para entender o funil de vendas, considere um funil real. Um líquido é derramado da parte superior do funil e, como a parte inferior é mais estreita, é mais fácil transferir o líquido para um recipiente de boca estreita.
O mesmo vale para as vendas. Embora 500 pessoas acessem seu site de comércio eletrônico por dia, a maioria dessas pessoas não faz compras.
O funil de vendas é composto por muitas etapas e métodos, que ajudam você a direcionar as pessoas que entram no seu site de comércio eletrônico para comprar.
Você pode aquecer as pessoas que visitam seu site com coisas como histórias, vídeos, promoções de produtos e etc. No entanto, muitas pessoas não querem comprar em um site que visitam pela primeira vez. Leva tempo para as pessoas te conhecerem. É por isso que o método do funil de vendas se baseia em experiências de construção de relacionamento. Ele permite que você entre em contato com as pessoas.
Funis de vendas bem construídos permitem determinar a duração do ciclo de vendas e, assim, criar um plano de ação que permita atingir sua meta de negócios. Além disso, esse funil também permite avaliar a eficácia das ações realizadas até o momento e conhecer as reais necessidades e expectativas dos clientes em potencial.
Vale a pena usar um funil de vendas?
Embora exija algum trabalho e esforço, um funil de vendas bem preparado traz muitos benefícios. Os mais importantes deles são:
- a capacidade de planejar com precisão as atividades realizadas em vários estágios de vendas,
- criar um sistema uniforme de avaliação e promoção de leads adaptado às necessidades da empresa,
- acompanhamento constante da eficácia das vendas realizadas em determinado momento,
- a capacidade de analisar facilmente a eficácia das atividades realizadas em cada etapa do funil,
- conhecer o momento em que os clientes mais frequentemente desistem da transação, o que permite corrigir as atividades realizadas nesta fase.
Assim, o funil de vendas facilita a seleção de técnicas de vendas e geração de leads, e ao mesmo tempo permite distinguir um grupo de clientes em que você deve focar mais, indica destinatários não interessados na oferta, economiza tempo e facilita o acompanhamento das ações tomadas e sua eficácia.
Ao analisar as diversas etapas do funil de vendas, você pode acompanhar a taxa de conversão em cada fase de vendas. Controlar o número de destinatários em níveis individuais permite definir uma estratégia que vale a pena focar, analisar a qualidade dos clientes, a eficiência do departamento de vendas e identificar atividades das quais é melhor desistir.
Um funil de vendas bem otimizado é, portanto, a chave de ouro para o sucesso do marketing digital do seu negócio.