continua depois da publicidade

Viver de dividendos, se você se interessa e estuda sobre o mercado financeiro com certeza já ouviu falar sobre isso. Mas afinal, o que são dividendos?

Dividendos é a distribuição obrigatória da parte do lucro aos seus acionistas. Eles representam uma parcela do lucro líquido das empresas que é destinada aos acionistas como forma de remuneração. Os proventos dos acionistas podem ser feitos em dinheiro, ações, especiais ou Juros Sobre o Capital Próprio (JCP).

Todas as empresas são obrigadas distribuir dividendos?

Não são todas as empresas que tem obrigação de distribuir dividendos, apenas as empresas listadas na bolsa de valores é que precisam fazer essa distribuição. Isso porque quando você compra uma ação de uma empresa você se torna sócio dela.

Desde 1976 essa a lei de distribuição de dividendos foi estabelecida para empresas listadas na bolsa. O valor mínimo determinado é de 25% para distribuição.

Essa remuneração pode ser feita na forma de dinheiro, ações ou direitos de propriedades, de maneira anual, semestral, trimestral ou até mesmo mensal, dependendo do estatuto de cada empresa.

De vez enquanto saem notícias de que determinada empresa irá pagar 100% de dividendos. Isso significa que ela está distribuindo todo o seu lucro aos acionistas. Mas isso não é tão comum, o normal é que sejam distribuídos até um quarto (1/4) do lucro. Isso porque geralmente as empresas utilizam esse lucro para reinvestir na própria empresa, fazendo manutenções, ampliando o negócio, comprando maquinários e etc.

Como funciona na prática

Quando uma empresa entra na bolsa de valores ela é vista como uma pizza que será dividida em milhares de fatias. Essas fatias podem ser vendidas em lotes ou individualmente. Cada acionista decide se vai comprar uma fatia maior ou menor, sendo que o pagamento de dividendos depende do tamanho da sua fatia.

Como saber se a empresa paga bons dividendos

Para analisar os dividendos, o investidor pode se basear em dois indicadores, que são eles Dividend Yield e Dividend Payout.

Dividend Yield – é um indicador que mede o rendimento de uma ação apenas com o pagamento de dividendos. Ele é calculado na forma de uma taxa que relaciona os proventos distribuídos pela empresa e o preço das suas ações negociadas na bolsa de valores.

Para calcular, basta pegar o valor dos dividendos pagos por ação, divididos pelo preço da ação. Um dividend yield alto não indica exclusivamente uma empresa boa.

Dividend Payout – é um importante indicador da política de dividendos de uma empresa. Ele é calculado como a proporção dos lucros da empresa que são distribuídos na forma de proventos em dinheiro e, em geral, é determinado pela própria empresa, em seus estatutos.

Ele destaca qual a porcentagem do lucro que será distribuído aos acionistas.

Dá para viver apenas de dividendos?

Sim, é possível viver exclusivamente de dividendos e é o que muitos investidores fazem hoje.

Porém, para viver dessa renda é necessário ter um valor alto investido e saber escolher boas empresas pagadoras de dividendos.

Passo a passo para investir e receber dividendos

1 Abrir uma conta em uma corretora;

2 Aprender a operar no mercado de ações, ou seja manusear o home broker e distribuir ordens de compra e venda;

3 Escolher boas ações, analisando os indicadores que elas apresentam;

4 Reinvista os seus dividendos para aproveitar o poder dos juros compostos. Para viver de dividendos é necessário ter um grande patrimônio acumulado em ações.

Investir apenas pensando em dividendos não é indicado por muitos analistas. Em contrapartida os dividendos passam uma mensagem paralela, afinal, só é capaz de pagar dividendos, empresas que tem lucro e que os próprios gestores confiam na sua rentabilidade e retorno do valor distribuído.

Share.
continua depois da publicidade