Anúncio

A Panasonic, empresa produtora de pilhas e diversos outros eletrodomésticos, anunciou nesta semana que está encerrando a produção nacional de televisores na sua fábrica da Zona Franca de Manaus.

A linha de montagem está prevista para ser encerrada em dezembro desse ano. A subsidiária da Panasonic Corporation do Japão, que iniciou as atividades no Brasil em 1967, mantém no país a produção de pilhas, eletrodomésticos da linha branca e forno de micro-ondas.

Segundo a companhia, o encerramento da produção de TV e áudio no Brasil segue a estratégia global, com foco na sustentabilidade do negócio. A empresa informa que manterá outras linhas de produtos.

Anúncio

Para diversos analistas, essa movimentação no mercado é algo esperado, uma vez que as coreanas Samsung e LG continuam liderando o segmento de Smart TVs. Da mesma forma que a Panasonic decidiu parar agora com a produção desses aparelhos, a Sony também deixou de operar no Brasil no ano passado.

Além disso, a chegada de marcas chinesas está ampliando a concorrência no departamento de TVs e isso acaba fazendo com que o lucro no setor continue em queda. De olho na brecha deixada por marcas tradicionais, algumas fabricantes nacionais como Multilaser e Britânia começam a apostar em televisores.

Com o fim da fabricação de televisores pela Panasonic, 130 trabalhadores serão demitidos até dezembro que corresponde a 5% do efetivo total. Diante do cenário de desemprego atual do Brasil, qualquer perda é lamentável.