Anúncio

Litecoin (LTC) é uma criptomoeda que permite pagamentos instantâneos para qualquer pessoa no mundo e que pode ser minerada com eficiência com hardware mediano. Foi criado para ser um token ponto a ponto, com um projeto de software de código aberto lançado sob a licença MIT/X11.

Origem e funcionamento

Criada por Charlie Lee, ex-engenheiro do Google e da exchange norte-americana Coinbase, o Litecoin surgiu com o objetivo de suprir uma demanda que o Bitcoin teria dificuldades em atender. Seu código-fonte do Litecoin foi divulgado em 7 de outubro de 2011, mas o primeiro bloco só foi minerado 5 dias depois.

A opção de Charlie Lee foi incorporar o algoritmo de mineração de outro projeto, chamado Tenebrix. A ideia era simplificar o processo, permitindo maior acesso tanto na utilização quanto na mineração. Ele utiliza o mecanismo Prova de Trabalho (Proof of Work), oferecendo como recompensa aos mineradores a emissão de novas moedas. Isso ajudou que ele rapidamente conquistasse adeptos, e desde então vem assegurando sua posição entre as criptomoedas com uma das maiores capitalizações de mercado.

Anúncio

Considerando as questões técnicas, o Litecoin é quase idêntico ao Bitcoin, podendo ser considerado uma variação. Desde sua criação foi estabelecido que haveria um número finito de Litecoins disponíveis para serem minerados (84 milhões), algo que só deve ser atingido no ano 2142. Sua disponibilidade também pode variar dependendo da taxa em que as moedas entram no mercado.

Como o Bitcoin, o Litecoin é descentralizado. Não há autoridade, prédio ou sede centralizada para isso. A moeda flui livremente na internet. Ele permite que indivíduos façam pagamentos ou transações em qualquer lugar do mundo com taxas relativamente baixas.

O ecossistema Litecoin usa um blockchain para manter um registro público de todas as transações. É usado para transferir fundos entre indivíduos ou empresas sem a necessidade de um intermediário, como um banco ou serviço de processamento de pagamentos.

Numa comparação simplificada, o objetivo do Litecoin é atuar como a prata é para o ouro, neste caso o Bitcoin. Seu valor de mercado é determinado por compradores e vendedores, que podem comercializá-lo livremente, beneficiando-se da segurança e da transparência do blockchain.

Anúncio

Entre suas vantagens está o espaçamento menor de tempo entre os blocos e um algoritmo de mineração que exige menos memória. Como o número limitado de moedas a ser minerado é limitado, tornou-se um dos criptoativos mais negociados, atualmente listado com liquidez na maioria das exchanges.

Vantagens

A mineração do Litecoin exige uma capacidade de processamento menor, com taxas de transação mais acessíveis para pequenas transações diárias. Isso estimula seu uso, sendo a principal promessa para alavancar seu crescimento.

Ela possui ampla aceitação, com transparência conferida pelo blockchain, histórico de uma década de funcionamento sem falhas no sistema, além de um sistema que impede a manipulação por agentes maliciosos. Por isso, satisfaz as exigências de um nicho de mercado, sem competir diretamente com o Bitcoin.

Analisas sempre lembram que ela pode ser utilizado tanto para reserva de valor – por causa de suas características não-inflacionárias – quanto para conversões e envios rápidos, seguros e baratos.

O Litecoin é uma moeda sólida, mas deve ser considerado um investimento a longo prazo. Não é uma boa opção tentar fazer day trade ou ficar com a moeda por um mês. Recomenda-se o Litecoin é para o investidor que não têm pressa.