continua depois da publicidade

Muitas ações na bolsa são negociadas com códigos bem parecidos se diferenciando apenas por um único número.

Podemos usar como exemplo as ações da Petrobras que encontramos como PETR3 e PETR4.

Na bolsa brasileira existem três tipos diferentes de ações, sendo elas ordinárias, preferenciais e units.

Ao escolher comprar uma ação é necessário saber qual é a diferença entre elas. Isso é importante para decidir entre escolher uma ação que termina, por exemplo, com número 3 ou com número 4.

Ações ordinárias:

Sempre que você ver uma ação que tem o final 3 você está falando de ações ordinárias.

A principal característica desse tipo de ação é que ela dá ao investidor o direito ao voto. Quando você compra uma ação com final 3, você tem direito de votar nas decisões da empresa, ideias de fusões, aquisições distribuição de dividendos e em várias outras tomadas de decisão da empresa.

O fato é que, quando você compra uma única ação de uma companhia que tem centenas ou milhões de ações isso é algo praticamente irrelevante. A não ser que você seja um grande investidor que vai comprar 3, 4 ou 5% da empresa ou mais isso faria alguma diferença

Ações preferenciais:

As ações preferenciais são aquelas com final 4, 5 ou 6 e não dão direito a voto. A não ser em algumas ocasiões excepcionais, mas no dia a dia quando a empresa tem uma tomada de decisão, como indicar um cargo de conselho ou qualquer coisa do tipo, você não vai ter direito nenhum de participar desse processo de escolha.

Por outro lado elas trazem dois benefícios: primeiro é um dividendo um pouco maior do que as ações ordinárias. Geralmente corresponde a uns 10% a mais de dividendo. Segundo ponto é que em caso de falência de uma empresa, os acionistas de ações preferenciais tem a preferência em receber o seu recurso de volta.

Então se a empresa falir, teoricamente você tem uma probabilidade maior de receber alguma coisa sendo acionista preferencial do que sendo acionista ordinário.

Ações Units:

O terceiro tipo de ação existente na B3 são as ações Units. Essa ação causa bastante confusão porque ela traz o final código de negociação o final 11 que se confunde muito com os fundos imobiliários que também tem esse mesmo número no final.

Uma ação unit nada mais é do que um pacote com os dois tipos de ações. Normalmente são ações que tem tanto a negociação do ativo ordinário quando a do ativo preferencial e por alguma razão se organizou um pacote para negociar essas duas ações.

Resumo

Todas as ações com final 3 são ordinárias e sua principal característica é que te dão direito a voto. Algo pouco relevante se você for um investidor pequeno.

Ações com final 4, 5 e 6 são preferenciais e te permitem receber o dividendo um pouco maior e te dão uma preferência de pagamento em caso de falência da empresa.

E por último as ações com final 11, são as Units. Elas são um pacote que é como se estivesse comprando os dois tipos de ações existentes juntos.

 

Referência:

SANCHES, Matheus. FINAL 3, 4 ou 11: O que significam os códigos das ações?, Ticker11, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l8dEWYkOp84 . Acesso em: 07 de outubro de 2021.

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!