continua depois da publicidade

A franquia é um acordo entre uma pessoa ou um grupo de pessoas (franqueado) e um determinado grupo comercial (franqueador) pelo direito de usar sua marca, para seus próprios fins comerciais. Simplificando, uma franquia é o uso de uma marca comercial para vender seus próprios produtos em regime de locação.

O sistema de franquia tem se mostrado uma forma de promover rapidamente um negócio. Mas será que ele realmente vale a pena?

Ao adquirir uma franquia, você compra um negócio ao já sabe que é vitorioso e lucrativo e trabalhará em conjunto com um franqueador experiente e confiável que não só tem uma ideia de como desenvolver um negócio de sucesso, mas também está pronto para prestar assistência integral ao seu novo sócio, pois está interessado na lucratividade financeira dos negócios deste.

Quanto custa uma franquia?

Normalmente, você terá que pagar uma taxa fixa ao alugar uma marca. Esta é uma taxa única não reembolsável que serve para validar sua elegibilidade para usar a franquia. Todos os meses você pagará exatamente uma porcentagem do faturamento ao dono dessa marca.

Ao iniciar um negócio, um componente importante do sucesso será obter informações do franqueador sobre o valor aproximado a ser investido no negócio. Essa é uma das vantagens importantes de usar uma franquia em relação ao seu próprio negócio. Na verdade, ao iniciar um negócio, praticamente nenhum empresário novato será capaz de avaliar adequadamente o valor dos custos futuros. E quem quer que lhe forneça uma franquia, muitas vezes já tem centenas de filiais em todo o país e pode lhe dar o valor exato de que você precisa para começar um negócio.

Quais são as vantagens de uma franquia?

Existem muitas vantagens em adquirir uma franquia, entre elas:

Conscientização da marca alugada: A maioria das empresas que oferecem uma franquia são bem reconhecidas e gozam de grande sucesso não só no Brasil, mas também no exterior.

Alta velocidade de promoção do seu negócio: Você pode imaginar quanto tempo pode levar para desenvolver um negócio de forma independente, bem como para ganhar a confiança do consumidor. Mas se você adquiriu um negócio pronto, poderá receber lucros que poderia imaginar somente depois de alguns anos. A compra de uma franquia do McDonald’s, por exemplo, é sucesso sem dúvidas.

Educação: Depois de adquirir uma franquia, você não precisará passar anos aprendendo como administrar um negócio ou apenas entrando em uma rotina. Você pode obter todo o conhecimento não por sua própria experiência amarga, mas por meio de treinamentos especiais que o franqueador distribui a todos os seus franqueados que firmaram um acordo com ele. Vale a pena fazer uma reserva aqui que para ter sucesso nos negócios, você precisará trabalhar na aquisição de certas competências antes mesmo de abrir sua própria empresa.

Suporte e conselhos: Um franqueador normal sempre fornece uma gama completa de suporte para seus franqueados. Graças a isso, eles têm todas as chances de evitar os erros ofensivos que são simplesmente inevitáveis ​​no desenvolvimento independente de seus negócios.

Economia com Marketing: Se você usar uma franquia, gastará menos em uma campanha publicitária. Você também receberá do seu franqueador todos os conselhos e recomendações sobre slogans publicitários, cores e tipos de atributos da empresa.

Equipamentos: Algumas empresas com as quais é celebrado contrato de franquia podem até fornecer os equipamentos necessários à operação. E seu custo será incluído no pagamento à vista.

Demarcação territorial: Seu negócio receberá imediatamente uma demarcação territorial clara, que também será discutida no contrato de franquia. A fronteira para a realização de negócios será imediatamente estipulada no contrato. Depois de adquirir uma licença, você pode conduzir e desenvolver seus negócios no território acordado. A ameaça de concorrentes que possuem a mesma franquia que a sua é removida automaticamente. Um empresário que dirige um negócio por conta própria nunca sabe ao certo onde os concorrentes podem bater.

Quais são as desvantagens de uma franquia?

A desvantagem mais óbvia é o custo da franquia, já que o custo costuma ser bastante alto. Se você decidir comprar um negócio pronto, esteja pronto para desembolsar. Isso é especialmente verdadeiro quando você adquire direitos exclusivos de uma marca dentro de uma região ou mesmo de uma cidade. O pagamento global, neste caso, pode ser especialmente grande. Mas você será o único empresário que poderá usar legalmente essa marca na região.

Outra propriedade desagradável de uma franquia é que ela tem requisitos muito rígidos. Muitas vezes acontece que as atividades de quem adquiriu uma marca são colocadas em uma estrutura muito estreita. Em princípio, o dono da marca pode ser compreendido, pois ele deseja apenas que seu negócio se desenvolva. Afinal, existem algumas regras, cuja violação pode facilmente ir à falência. Mas, em alguns casos, esses requisitos podem não servir bem.

Existem também muitos requisitos para o tamanho das instalações e onde sua produção será localizada. É difícil dizer quanto custa a franquia nesse caso, porque tudo depende do franqueador.

Além disso, os termos do contrato podem não ser muito favoráveis. Todos os franqueadores experientes têm toda uma equipe de advogados que redigem contratos intrincados nos quais os interesses do proprietário da franquia são respeitados ao máximo.

A este respeito, se você decidir adquirir uma franquia, certifique-se de envolver no caso advogados experientes que irão analisar minuciosamente o contrato.

Além disso, as empresas franqueadas muitas vezes enfrentam sérias restrições de desenvolvimento. Imagine que você tem uma ideia interessante para expandir seus negócios. Por exemplo, você criou algum outro serviço que pode oferecer aos seus clientes. Se você pudesse introduzi-lo nos negócios, seus lucros poderiam aumentar significativamente. Mas muitas vezes acontece que, nos termos do contrato, você não pode fazer isso.

Conclusão

Como vimos abrir uma franquia é uma excelente opção desde que você tenha capital disponível para arcar com todos os custos, contando desde o aluguel da marca, aluguel do espaço, reformas, advogados, contabilidade, funcionários e por ai segue.

Antes de abrir qualquer negócio é necessário também fazer uma avaliação do local onde você mora. Muitas vezes abrir uma franquia que é sucesso em determinado local pode não ter o mesmo em sua região.

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!