Com todas as críticas recebidas pela impacto ambientam que causaria, a mineração de criptomoedas está buscando alternativas e uma delas pode ser a energia nuclear, considerada “limpa”.
A Data Center Dynamics informou que a empresa Talen Energy planeja estabelecer uma operação de mineração à base de energia elétrica gerada por usina nuclear e um data center que utilizará até 300 MW de energia, na metade do ano que vem.
“A instalação oferece energia de baixo custo e confiável. Isso permite que os clientes se beneficiem de energia livre de carbono, 24 horas por dia, 7 dias por semana, fornecida diretamente para o campus, sem a intermitência que a energia renovável pode experimentar, ou requerendo combustíveis fósseis”, explica o comunicado ca Talen Energy.
A operação de mineração e o data center serão construídos ao lado da Estação Elétrica de Vapor Susquehanna da empresa na Pensilvânia, EUA, de acordo com o relatório divulgado à imprensa, e a Talen Energy poderia eventualmente triplicar sua capacidade para 1 GW de energia no local. 
Esta não é a primeira vez que a criptografia de mineração com energia nuclear foi proposta. O Ministério de Energia da Ucrânia ofereceu preços atrativos de eletricidade em fevereiro. Em junho, o prefeito de Miami pressionou para que a energia nuclear da cidade fosse direcionada à mineração.
Essa parece ser mais uma tentativasde tornar a mineração de criptografia “ecologicamente correta”. Há diversos esforços sendo feitos para utilização de energia limpa para mineração de cripto visando mitigar o impacto ambiental de sua extração.
Após a adoção de bitcoin como moeda corrente em El Salvador, o presidente Nayib Bukele colocou as  geotérmicas estatais, que funcionam movidas pelo calor produzido por um vulcão, como solução para questões ambientais envolvidas na mineração de criptomoeda.