Anúncio

Empreendedorismo é uma das palavras usadas no momento. Tornar-se um empreendedor de sucesso significa mudar a natureza de espectador para questionador.

O empreendedorismo pode ser definido simplesmente como: “Tentar iniciar um negócio em que o empreendedor usa o máximo de possibilidades ao seu redor, como conhecimento, ideia ou arte, a fim de obter lucro”. Em uma definição mais especializada, não apenas o trabalho físico, mas também o início de um negócio online pode ser incluído na categoria de empreendedorismo.

Se juntarmos os dois conceitos, talvez o empreendedorismo possa ser definido como a criação de valor para um negócio em que a perseverança e a ideação desempenham um papel muito importante.

Anúncio

A pessoa que inicia um novo negócio é chamada de empreendedor. Em essência, o empreendedor cria uma empresa na qual capital e trabalho são combinados para obter uma fonte de renda por meio da produção ou prestação de um serviço.

7 Principais desafios de se tornar um empreendedor

É difícil para qualquer um começar como empreendedor construindo um novo negócio do zero. Ao contrário dos negócios tradicionais, tornar-se um empreendedor traz muitos riscos. De fato, os empreendedores, que são referidos como o estímulo econômico de um país ou região, correram muitos riscos e até sofrem grandes fracassos.

As estatísticas mostram que uma alta porcentagem de empreendedores não consegue atingir seus objetivos. Isso se deve à falta de habilidades, às forças da motivação intrínseca e ao fato de que juntá-las faz de uma pessoa comum um empreendedor.

Existem muitos fatores internos e externos influentes no empreendedorismo que, mais do que ninguém, o próprio empreendedor deve estar familiarizado com esses fatores. Alguns desses fatores são:

1- Regras

Anúncio

Leis pesadas e restritivas muitas vezes surgem como grandes obstáculos para um caminho empreendedor. Por isso é muito importante entender sobre essas leis antes de embarcar em um novo negócio.

2- Despesas e impostos

Os custos podem ser considerados como o fator mais influente no empreendedorismo.

Para os microempreendedores a modalidade de MEI ajuda com alguns descontos, mas de qualquer forma sempre haverá tributos para pagar.

3- Disponibilidade de capital necessário

Como sempre, o dinheiro desempenha um papel importante na prosperidade de um negócio. O principal desafio que todos os empreendedores enfrentam é conseguir o financiamento de seus negócios.

4- Matérias-primas

O acesso a esses materiais nem sempre é possível. Restrições nacionais ou a falta de tais materiais podem apedrejar o caminho empresarial.

Para quem começa um novo negócio pode ser mais difícil ter acesso a alguns fornecedores e conseguir bons preços já que grandes empresas costumam comprar mais em conta porque compram por atacado, em uma quantidade maior.

5- Infraestrutura econômica

Uma das razões do sucesso das pequenas empresas nos países desenvolvidos é sua excelente infraestrutura para o desenvolvimento. Ter estabilidade econômica é um princípio importante no sucesso dos empreendedores em qualquer sociedade.

A prosperidade econômica de uma sociedade será a força motriz para a prosperidade de outros empreendedores nela.

6 – Críticas

Algo sobre administrar seu próprio negócio realmente traz à tona os opositores.

Você pode ser avisado repetidamente sobre as várias maneiras pelas quais sua empresa pode falhar. Muitas pessoas realmente pensam que é mais estável depender de um trabalho tênue em uma loja física do que ser o chefe de sua própria empresa.

Às vezes, os críticos se tornam pessoais. Eles sentirão ciúmes e serão ameaçados por sua independência e tentarão ampliar qualquer coisa negativa que possam encontrar, projetando suas próprias inseguranças em você.

Quando se trata de crítica, separe o joio do trigo. Permita que o positivo tenha precedência e não perca seu tempo com influências negativas.

7 – Não conseguir lidar com o estresse e a dúvida

Ao contrário de um funcionário em um emprego tradicional, você é diretamente responsável por tornar o negócio lucrativo. É necessário lidar com várias situações estressantes ao mesmo tempo. E no começo, tirar férias significa tirar um tempo do crescimento do seu negócio.

Se você se sentir desanimado, uma poderosa ferramenta motivacional é dar uma olhada em sua lista de metas e tarefas a serem cumpridas. Perceba como as tarefas que você atribuiu para hoje têm um resultado direto no alcance de seus objetivos no futuro.

8- Dificuldade para encontrar clientes

Seu orçamento de marketing não é capaz de atingir um público tão amplo quanto um conglomerado multinacional. As pessoas tendem a ficar com marcas e empresas conhecidas com as quais já estão familiarizadas.

No entanto, uma pequena empresa tem uma grande vantagem quando se trata de preços. Grandes empresas tendem a cobrar mais e, para muitos clientes, isso será suficiente para escolher você em vez da marca familiar. Certifique-se de que a qualidade do produto ou serviço que você fornece é de primeira qualidade para que você retenha clientes ano após ano.