continua depois da publicidade

Empreendedorismo é descrito no dicionário como a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios. Pode também ser conceituado como o ato de criar uma empresa ou empresas ao mesmo tempo em que a constrói e dimensiona para gerar lucro.

Mas, como definição básica de empreendedorismo, essa é um pouco limitada. A definição mais aceita de empreendedorismo atualmente também trata de transformar o mundo resolvendo grandes problemas. Como trazer mudanças sociais ou criar um produto inovador que desafie o modo de como vivemos nossas vidas.

Empreendedorismo é o que as pessoas fazem para colocar suas carreiras e sonhos nas mãos e conduzi-los na direção que desejam. É a fuga do mundo comum, da mesmice do dia-a-dia de um assalariado.

Quem busca empreender quer mudar não só o mundo, mas também a sua própria vida. É se desprender de rotinas e horários estabelecidos por outras pessoas e fazer as suas próprias escolhas diárias. Sem ter patrões, mas sendo o seu próprio patrão.

Os empreendedores são capazes de dar o primeiro passo para tornar o mundo um lugar melhor para todos, incluindo eles próprios.

Características de um empreendedor

Empreendedor é a pessoa que abre uma empresa com o objetivo de obter lucro. Essa definição pode ser um pouco vaga, já que um empreendedor pode ser uma pessoa que tem uma ideia de negócio em casa e abre sua primeira loja online paralelamente ou um freelance que está começando.

A razão pela qual eles são considerados empreendedores, é porque onde você começou não é necessariamente onde você terminará.

Porém, nem todos os empreendedores acabam sendo bem-sucedidos. Existem características que definem o sucesso de um empreendedor. Alguns deles são mencionados abaixo:

Capacidade de assumir riscos: Iniciar qualquer empreendimento novo envolve uma quantidade considerável de risco de fracasso. Portanto, um empreendedor precisa ser corajoso e capaz de avaliar e assumir riscos.

Inovação: Deve ser altamente inovador para gerar novas ideias, abrir uma empresa e lucrar com isso. Mudança pode ser o lançamento de um novo produto que é novo para o mercado ou um processo que faz a mesma coisa, mas de forma mais eficiente e econômica.

Qualidade Visionária: Para ter sucesso, o empreendedor deve ter uma visão clara de seu novo empreendimento. Porém, para transformar a ideia em realidade, muitos recursos e funcionários são necessários.

Liderança: A liderança é fundamental porque os líderes transmitem e orientam seus funcionários para o caminho certo para o sucesso.

Mente aberta: em um negócio, cada circunstância pode ser uma oportunidade e usada em benefício da empresa. Um empreendedor precisa estar aberto para novas ideias.

Flexibilidade: Um empreendedor deve ser flexível e aberto a mudanças de acordo com a situação.

Conhecer bem a empresa e os produtos: o proprietário deve conhecer bem os seus produtos e também estar atento às últimas tendências do mercado. É fundamental saber se o produto ou serviço disponível atende às demandas do mercado atual, ou se é hora de ajustá-lo um pouco. Ser capaz de reavaliar e alterar conforme necessária é uma parte vital do empreendedorismo.

E para finalizar, a principal característica de um empreendedor de sucesso é nada mais, nada menos que a ação. Não basta ter uma ótima ideia se não coloca-la em prática. Empreendedores pegam a ideia e a executam, mesmo com medos e dúvidas eles vão e fazem.

Quem tem vontade e determinação para abrir uma nova empresa e lidar com todos os riscos que a acompanham pode se tornar um ótimo empreendedor. Afinal, se algo der errado, existem infinitas novas possibilidades para serem idealizadas.

 

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!