Claro que sim, investir com segurança é totalmente possível e não é tão complicado de se fazer, o problema é que nós dificultamos as coisas. Talvez porque não estamos acostumados com isso, mas o brasileiro normalmente não faz a não ser que seja pela poupança.
A realidade é que existem diversas outras formas de se investir recebendo muito mais do que a poupança e de formas até mais seguras.
Além da renda variável onde temos Ações e Fundos Imobiliários, temos opções como renda fixa, títulos públicos ou privados, várias opções e vários riscos.
A renda variável pode ser um problema para os novos investidores, imagens como essa acabam assustando novos investidores.
O medo de perder muito acaba tirando os investidores brasileiros do mercado de investimentos, olhar os gráficos e na maioria das vezes visualizar desvalorização assusta.
Outro exemplo que podemos usar está nos Fundos Imobiliários. Diferente das ações, nos FIIs o negócio é a renda paga todo mês, nesse caso você compra o pedaço de um imóvel e recebe o aluguel ou a renda gerada pelo imóvel.
Como o foco aqui está na renda mensal, a desvalorização ou a valorização é algo incomum e pouco comentado.
BTLG11, HGLG11, KNRI11, RZTR11. Fundos imobiliários diferentes e que trabalham em diferentes mercados, todos focados em renda mensal.
Os fundos imobiliários ainda são considerados renda variável e por isso é preciso cuidado na hora de comprar para que não faça de qualquer jeito ou compre qualquer coisa.
Como investir com segurança então?
A forma mais segura para o investidor iniciante que está querendo sair da Poupança está na renda fixa, seja ela privada ou pública. Neste caso, você não tem desvalorização e contrata um retorno na hora de investir.
Como é possível visualizar no site do próprio Tesouro Direto, você consegue investir com segurança recebendo anualmente a Inflação + Taxa ou até com retorno fixo, caso prefira.
Você consegue hoje, enquanto escrevo esse texto investir recebendo mais de 10% fixo por 10 anos, isso é, você investe hoje e receberá 10% ao ano garantido até 2031.
Neste caso, 10 anos é só exemplo para facilitar a escolha, mas existem diversas opções como essa, inclusive de menor tempo.
Para os novos investidores, uma tabela de risco x retorno que pode seguir seria:
- Renda Fixa;
- Fundos Imobiliários;
- Ações;
- Criptomoedas;
Comece pela renda fixa e vá ampliando seus investimentos.